Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
FATORES PSICOLÓGICOS INFLUENCIAM EM UMA CASE DE SUCESSO? UMA ANÁLISE SOBRE A EMPRESA VINHO JUSTO
Júlia Dorigon Nunes, Bianca Bruchez, Cláudio Gimenez, Cristiane Esteves Dalla Costa, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 12-10-2022

Resumo


O vinho é conhecido popularmente como uma bebida de luxo e pertencente a um determinado grupo social, geralmente pessoas com alto poder aquisitivo. Pensando em uma forma de quebrar esse tabu e democratizar da melhor maneira possível o acesso a bons vinhos e ao estudo dessa bebida alcoólica, foi fundada a Vinho Justo, uma empresa que comercializa em seu site vinhos, espumantes e cursos online sobre o universo desse tipo de bebida. Como um dos principais objetivos da empresa é possibilitar a aquisição desses bens, são vendidas bebidas de várias regiões do planeta com o intuito de diversificar e enriquecer o paladar dos clientes. A escolha dos vinhos e espumantes é feita pelo próprio proprietário da empresa, formado como sommelier, assim como a curadoria e planejamento das aulas são planejados por ele. O presente trabalho buscou analisar a empresa, seus mecanismos, formas de venda, tom de voz da marca e ações no mercado. Além disso, procurou- se entender de que forma fatores psicológicos do empreendedor influenciam no sucesso da empresa. Para isso, o estudo da organização foi realizado através de uma pesquisa aprofundada nas redes sociais, site e materiais disponíveis sobre a empresa. Para o entendimento do comportamento do empreendedor, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o CEO da marca através de uma entrevista aprofundada. Durante a entrevista em formato de conversa via aplicativo questionou-se 10 pontos aproximadamente e buscou-se considerar aspectos psicológicos do empreendedor para entender seu comportamento e de que forma isso influenciou seu empreendimento. Dentre os pontos relevantes relatados, pode-se destacar que o empreendedor tem em seu círculo familiar um histórico de empreendedorismo por parte dos seus pais que são empreendedores e que isso foi essencial em sua jornada como CEO da Vinho Justo. Outro ponto importante no relato foi o de que o empreendedor tem como suas características pessoais a criatividade, organização e sede por conhecimento, atributos que, de acordo com ele, foram aspectos muito importantes no gerenciamento da sua empresa e geraram bons resultados. Por fim, constatou-se que o objetivo do trabalho de analisar a marca Vinho Justo e entender o comportamento de seu empreendedor foi atingido com sucesso.



Palavras-chave


empreendedorismo, vinho, pesquisa qualitativa.