Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
CAFETERIA TEMÁTICA FAZ SUCESSO EM UM BAIRRO NOBRE DE PORTO ALEGRE
Bruno Menin Santos, Luana Jantsch, Ivan Abreu, Noe Almeida, Cristiane Dalla Costa, Priscila Esteves

Última alteração: 12-10-2022

Resumo


O presente trabalho foi elaborado a partir de uma entrevista com o proprietário da cafeteria e tem por objetivo abordar o tema do empreendedorismo. O empreendedorismo é a capacidade de uma pessoa em identificar um problema e fazer com que isso vire uma oportunidade. Os empreendedores têm como objetivo ver um problema em seu bairro ou cidade onde reside e fazer isso como uma oportunidade de negócio. O empresário Fabiano Rheinheimer criou a cafeteira Cafeína e Gasolina localizada no bairro Moinhos de Ventos em Porto Alegre. O empreendimento reúne, em seus mais de 200m², gastro lounge, cafeteria no estilo americano, barbearia, além de loja de roupas masculina e feminina, acessórios para motos, “souvenirs” temáticos. O espaço serve de exposições de carros e motos e um Tuc -Tuc (veículo Indiano, do proprietário), fazendo com que os clientes além de tomar um bom café possam estar em um ambiente agradável e diferente dos tradicionais temas de cafeterias. Como um diferencial na capital gaúcha, o local vem se tornando ponto de encontro para apaixonados por motos e carros e não é raro encontrar relíquias do automobilismo e do motociclismo estacionadas na frente, misturando as tribos. O espaço conta com “pet friendly”, que é uma demanda dos comércios em geral. O proprietário trabalhou durante muito tempo com loja de roupas multimarcas, elemento que levou para dentro da cafeteria, além da forte influência cultural estadunidense. A justificativa do negócio foi o ponto onde se encontra a cafeteria, bairro comercial e residencial de Porto Alegre, com muitos transeuntes e praça em frente. Se somou a isso o pioneirismo da temática, pois o café não possui concorrentes na capital, explorando um público consolidado e de alto padrão de consumo, colecionadores de motos e carros antigos. A estratégia explorada pelo proprietário é nas ferramentas de “marketing”, para divulgação da loja e da criação de conteúdo sobre a cultura dos apaixonados por motos e carros antigos, levando os clientes a se dirigirem para o café, pois o espaço é um encontro de peças raras.

 



Palavras-chave


Empreendedorismo, Cafeteria, Comércio Temático