Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Análise do Posicionamento da Plataforma ContratArte A Partir das Redes Sociais
Izadora Leal Domingues, Danilo Mattes Navarro, Priscila Silva Esteves, Maíra Baé Vieira

Última alteração: 13-10-2022

Resumo


O início da pandemia da Covid-19 marcou um novo período na história mundial recente. A incerteza do que aconteceria no futuro, junto do congelamento da indústria cultural, falta de renda de artistas e profissionais ligados a cultura, fizeram com que a equipe “Conexão Solidária”, do 3° Desafio Criativo do IFRS buscasse soluções capazes de amenizar tais problemas. Criada, desenvolvida e fomentada pelos Institutos Federais, discentes e docentes, a ContratArte é uma plataforma virtual voltada para o mercado da arte, com sede no IFRS - Campus Viamão. A plataforma tem como objetivo principal: unir profissionais da cultura, artistas, produtores e público, em um espaço de criação, admiração e consumo, fomentando e acessibilizando a cultura. Para isso, as ferramentas utilizadas são redes e mídias sociais, como: o Instagram, o Youtube e o Facebook. Através de conteúdos interativos, curiosidades e notícias, foi possível observar o crescimento da plataforma nas mídias sociais, em especial o Instagram, onde a audiência é fiel e interativa. Além do mais, o uso de “Hashtags” e a procura por nichos contribuíram na crescente da ContratArte nas redes sociais. Assim podemos observar, que no dia 2 de agosto de 2021 o instagram do projeto tinha o total de 219 seguidores, alcançando cerca de 186 contas únicas. No ano de 2022, analisando o mesmo período, o total de seguidores era de 376 e o alcance de contas únicas era de 208. Além da crescente nos números, ainda é possível observar o diálogo entre a plataforma, seus artistas e usuários, já que parte dessa troca é feita através das mídias sociais. Por meio de canais interativos e da utilização de ferramentas tecnológicas, procuramos medir os resultados alcançados com base em indicadores estabelecidos previamente, contribuindo para o objetivo principal do projeto, unindo profissionais da cultura, artistas, produtores e público sem perder a qualidade, relevância e transparência nas produções apresentadas.

Palavras-chave


Redes Sociais, Instagram, Plataforma.