Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Monitoria para o Proeja um relato de experiência
Roselaine Bernadete Borstmann, Cristiane Esteves Dalla Costa

Última alteração: 11-10-2022

Resumo



No IFRS Campus Alvorada, percebeu-se a necessidade de um olhar mais atento e diferenciadopara os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básicana Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O PROEJA é um programa que temcomo proposta principal a formação profissional e acadêmica de pessoas que não tiveram acessoà escola ou a abandonaram no tempo habitual. A maior parte dos estudantes do Curso Técnicoem Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio (PROEJA) é composta por mulheres, mães etrabalhadoras. A conciliação de todos esses papéis com o papel de estudante, por diversas vezes,acaba sendo difícil. A partir dessa percepção, surgiu o Projeto de Ensino “Monitoria: promovendopermanência e êxito no PROEJA”, do qual faço parte como voluntária. Desta forma, o presentetrabalho tem por objetivo apresentar a experiência de uma estudante do PROEJA que atua comomonitora no curso. O método utilizado é o de relato de experiência. Assim, conto aqui um poucode minha vivência como monitora. A monitoria do PROEJA se faz necessária, pois proporciona oacompanhamento do aluno no seu ensino-aprendizado. A monitora tira dúvidas dos estudantese relata aos professores onde estão as dificuldades. Ainda, orienta os alunos ao longo dasatividades propostas, relembrando prazos de atividades que precisam ser realizadas e auxiliandoos que precisam. A relação da monitora com os professores também é importante para tirardúvidas. Outra experiência enriquecedora é a participação nos colegiados, quando há aoportunidade de se inteirar sobre assuntos institucionais e decidir sobre assuntos do curso. Porfim, finalizo com uma reflexão sobre minha experiência como monitora: para mim ser monitoraé gratificante, pois além de auxiliar meus colegas nas suas dificuldades, ainda consegui resgataralguns que estavam desistindo do curso, contribuindo para a diminuição da evasão escolar.Considero que o projeto contribui para a permanência e êxito dos alunos do PROEJA do IFRSCampus Alvorada, qualificando os processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Monitoria. PROEJA. Relato de experiência.

Palavras-chave


Monitoria.PROEJA.Relato de experiência.