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Aprimorando conhecimentos através da monitoria da disciplina da Didática no Curso Técnico em Segurança do Trabalho
MIRIAM ALZIMAR SANCHES MARTINS, Ioli Gewehr Wirth

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


A monitoria proporciona a vivência de importantes ­­­atividades na carreira estudantil do aluno monitor, uma vez que este é obrigado a intensificar e aprofundar os conteúdos da disciplina para um melhor exercício da monitoria, tendo a oportunidade de rever os conteúdos apresentados em sala de aula.A monitoria oferece um espaço acolhedor para que os discentes tirem dúvidas, facilitando a continuidade no curso, bem como o retorno dos estudantes que se afastaram por motivos pessoais, intensificados pela pandemia de Covid-19. A prática de monitoria é importante na disciplina de Didática do curso Técnico em Segurança do Trabalho por ter uma proposta curricular diferenciada dos demais cursos da área, os quais não ofertam uma disciplina específica para preparo dos discentes aos Diálogos Diários de Segurança (DDS) e outras atividades formativas da área. Este trabalho visa relatar experiência de monitoria realizada neste semestre. No curso Técnico em Segurança do Trabalho, mais especificamente na disciplina de Didática, a monitoria auxilia no desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, conforme às exigências da profissão, sempre auxiliando a professora nas tarefas e prestando assistência de maneira atenta e proativa, além de contribuir dando suporte sempre que necessário no intuito de dirimir dúvidas dos alunos monitorados com contribuições que a monitoria da disciplina de Didática leva para as aulas ou disponibiliza horários de atendimento presencial e/ou virtual aos estudantes com revisão dos conteúdos para realização dos trabalhos, sobre o assunto. O material produzido pelos alunos em aula poderá originar seqüências didáticas na área da saúde e segurança do trabalho. Com a monitoria, através da atuação do aluno monitor, já nas  primeiras semanas de curso, diversas atividades dialogadas foram aceitas pela turma. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que trouxessem o tema de monitoria.. É possível concluir que o aluno monitor não deve restringir sua atividade a encontros esporádicos com os monitorados, e deve ser um sujeito ativo na elaboração dos planos de atividades, juntamente com o professor. Compete ao aluno monitor estar sempre se atualizando sobre os conteúdos da disciplina e, assim, ser capaz de passar segurança e domínio quando em atividade com os monitorados.

Financiamento/Apoio: IFRS.


Palavras-chave


Monitoria, didática, segurança do trabalho