Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Monitoria: uma experiência de troca de saberes
Marcia Regina Prati Dutra, Cristiane Esteves Dalla Costa

Última alteração: 18-10-2022

Resumo


Diante do contexto que passamos em função da pandemia do COVID-19, com a necessidade do ensino remoto emergencial e com a dificuldade de adaptação às plataformas tecnológicas indispensáveis nesse novo cenário, principalmente por parte do público do PROEJA, o projeto “Monitoria: uma experiência de troca de saberes” nasceu com o objetivo de contribuir para a permanência e êxito dos alunos do IFRS Campus Alvorada. Assim, é oferecido auxílio aos estudantes por meio de monitoria em relação à utilização das ferramentas do Moodle e também aos conteúdos desenvolvidos durante o período de ensino remoto. Inicialmente, buscamos ouvir os alunos e entender onde estavam as necessidades mais latentes, que iam desde impossibilidade de acesso ao Moodle, até falta de compatibilidade com os materiais enviados pelos professores e os dispositivos móveis dos estudantes. Dessa forma, foi possível oferecer um atendimento diferenciado e flexível, adaptando-se às diferentes realidades e demandas. O Whatsapp se tornou uma ferramenta essencial nesse momento, por ser uma plataforma leve e com a qual os alunos já estavam familiarizados. Através dele, estabilizou-se um canal de atendimento e esclarecimento de dúvidas, com o auxílio da plataforma Google Drive. Foi formada uma estrutura de envio e recepção de atividades por parte dos professores que salvam no Google Drive os arquivos já postados no Moodle, de forma adaptada para envio pelo whatsapp em pastas separadas por disciplinas. Assim, as monitoras acessam estas pastas e encaminham os arquivos para os alunos em grupos no Whatsapp específicos para cada semestre. Os estudantes enviam as respostas das atividades por Whatsapp em mensagens privadas para as monitoras que, por sua vez, postam novamente nas pastas do Drive para acesso dos professores. Através desse processo, também criamos uma relação de proximidade com os alunos, deixando-os confortáveis para nos procurar com suas dificuldades e aflições em relação aos estudos remotos. Desde o início do projeto, foi possível notar um aumento gradual de alunos sendo alcançados e também do empenho ao retorno das atividades por parte dos mesmos. O projeto possibilita a democratização do acesso ao conhecimento, qualificando os processos de ensino e aprendizagem e também facilitando a realização das atividades dos alunos. A monitoria é um projeto de muita importância para o PROEJA, pois possibilita um apoio constante aos estudantes, auxiliando na redução das taxas de evasão e contribuindo para permanência e êxito.Palavras-chave: Monitoria. PROEJA. Permanência e êxito.

Palavras-chave


Monitoria. PROEJA. Permanência e êxito