Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
A MONITORIA NO PROEJA CAMPUS ALVORADA: PROMOVENDO PERMANÊNCIA E EXITO
Sheyla Souza Dare, Cristiane Esteves Dalla costa

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no IFRS Campus Alvorada prevê a qualificação para o trabalho e também uma aprendizagem completa, com foco na responsabilidade, criatividade, ética e empatia. Iniciou em 2016, com perspectiva na formação técnica em Cuidado de Idosos, com duração de três anos, ocorrendo no turno da noite. Seu público é composto, majoritariamente, por pessoas em maior situação de vulnerabilidade social, de mais idade e que estão longe da sala de aula há muitos anos. Visto isso, o objetivo desse trabalho é apresentar a monitoria realizada na turma do segundo semestre do PROEJA. O projeto busca auxiliá-los a inserir-se na instituição, utilizar o ambiente virtual (Moodle) e ser uma ponte entre professores e coordenação. Dois dias da semana são reservados para atendimento presencial, sem precisar de agendamento. Ainda, aos alunos foi disponibilizado o WhatsApp da monitora, para marcar horários extras de atendimento, tanto de forma presencial, quanto online. A monitoria auxilia na realização de trabalhos, na organização de agenda de estudos, na utilização de tecnologias importantes para a inserção acadêmica (SIGAA, Moodle, e-mail acadêmico). Muitos alunos possuem dificuldade em conseguir lidar com essas tecnologias, assim como em mexer no seu próprio celular e descobrir suas funções. Há também problemas de permanência e de aprendizado em algumas áreas de conhecimento e, muitas vezes por timidez, não conseguem dialogar sobre isso com os professores. O monitor acaba intermediando e apontando à coordenação de curso e aos docentes sobre essas dificuldades. Diante disso, torna-se necessário que a bolsista tenha comprometimento, responsabilidade e sensibilidade com a turma atendida. Percebe-se que a monitoria, além de ser vantajosa para a turma, também é para a aluna monitora, pois quem auxilia, também aprende. O projeto possibilita o aperfeiçoamento do processo de formação acadêmica e pedagógica da monitora, pensando e enxergando a realidade e circunstância daqueles que são o público alvo do projeto. Contribuindo para uma melhora no processo de ensino-aprendizagem tanto dos alunos do PROEJA, quanto da bolsista.



Palavras-chave


Monitoria, PROEJA, Permanência e êxito.