Última alteração: 13-10-2022
Resumo
A história da instalação do campus Viamão, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a construção da sua identidade e o potencial de contribuições para o desenvolvimento da comunidade viamonense, é pouco conhecida. Fato comprovado por todos que se identificam como estudantes ou servidores do instituto e perceberem a expressão de interrogação no semblante do interlocutor. A necessidade e criação de uma estratégia, para além da divulgação do campus Viamão, também proporcione os registros dos processos de historicidade e publicização da instituição, tanto para a comunidade interna quanto externa, se justifica como extremamente importante para a construção da identidade institucional. A proposta de estudo é a criação e o desenvolvimento de um programa audiovisual no formato podcast, inicialmente com cinco episódios pré-definidos, que contarão a trajetória de fundação e os rumos futuros do IFRS, campus Viamão. Alinhados às pautas e demandas pertinentes à comunidade viamonense, destacando as competências e conhecimentos nele reunidos, que são capazes de apoiar a integração da comunidade com o IFRS Viamão e assim promover um melhor desenvolvimento da região. O programa será divulgado nos canais virtuais apropriados e já conhecidos da maioria. Posteriormente será avaliado o resultado do seu alcance aos públicos interno e externo, o impacto gerado na imagem do Instituto, o reconhecimento do potencial do Instituto em contribuir para o desenvolvimento da comunidade e região. Assim como também, ouvir da comunidade suas necessidades e criar formas de oportunizar esclarecimentos e ferramentas que promovam a diferenciação e bem-estar de todos. Este projeto, apesar dos episódios iniciais pré-definidos, está aberto a desenvolver-se e agregar outras oportunidades de abordagens pertinentes ao IFRS, seu público interno e externo, e a comunidade em geral. Permite, através de um planejamento detalhado, criar perspectivas de envolvimento, colaboração e desenvolvimento do próprio programa, dos estudantes e professores. Perpetuar a ferramenta como parte integrante do aprendizado, e oferecer a todos conteúdo relevante e atual, pelos temas abordados.