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Pré-vestibular popular Minervino de Oliveira: desafios de um ensino popular na cidade de Alvorada (RS)
Isabela Silva, Jociele Barcellos, Milena Assmus, Sandy Lopes

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


A cidade de Alvorada, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, é marcada pela violência e criminalidade, aparecendo em 2019 como a 6ª cidade mais violenta do Brasil pelo Atlas da Violência. Estima-se que somente 26% dos jovens da região conseguem adentrar na faculdade. Nesse contexto, em 2016, surgiu o Pré-vestibular Popular Minervino de Oliveira, no intuito de transformar essa realidade e fazer o papel de ponte entre indivíduos em situação vulnerável socioeconomicamente - público alvo do projeto - e o acesso à universidade, ao ofertar aulas gratuitas com enfoque na preparação para vestibulares. Apesar de tentar fazer a diferença, a falta de apoio em uma cidade esquecida pelo Estado é relevante no cenário da construção da educação popular no município, tendo em vista que a educação vem se recuperando dos abalos sofridos pós pandemia. A presente pesquisa surge com o propósito de evidenciar barreiras e dificuldades encontradas pelos professores e alunos e quais são as estratégias que vêm sendo desenvolvidas para tentar superá-las. Na tentativa de amenizar estes desafios, utilizamos as mídias sociais como ferramenta para apresentar o projeto para futuros alunos e também para manter vínculos com as pessoas que já constroem essa história, por meio de publicações e registros fotográficos que apresentam a trajetória do Minervino e razões para seguir lutando pela existência e manutenção da educação popular. Os resultados parciais expõem que há grande receptividade por parte do grupo que é alcançado através das mídias, porém, o público alvo do projeto têm maior dificuldade em ser atingido, tendo em vista que o momento atual é de readaptação e de achar novos meios de comunicação híbrida. O projeto pré-vestibular Minervino de Oliveira ainda atinge seus principais objetivos, sendo um deles conduzir as classes populares até a universidade. Todavia, espera-se ainda promover maior visibilidade à importância da educação popular no contexto atual e encontrar formas acessíveis de chegar ao público pretendido. Portanto, nosso trabalho está em andamento e espera-se que seja relevante em relação aos problemas do ensino popular na comunidade alvoradense, pois pretende-se auxiliar no combate às opressões estruturais, que estão enraizadas em nossa sociedade.

Palavras-chave


Educação popular; Desigualdade; Pré-vestibular.

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