Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE DO ESTUDANTE
Lucas Pinheiro Alves, Aline Silva de Bona

Última alteração: 11-10-2022

Resumo


Em um mundo onde tecnologias digitais se tornaram parte do cotidiano não admiti-se que as metodologias utilizadas em sala de aula não se atualizam visando a adequação ao atual perfil de estudantes, que em sua maioria são indivíduos que nasceram e foram criados em meio a tecnologias digitais, onde por muitas vezes não diferenciam mais sua vida conectada de sua vida desconectada. Na contramão disso temos práticas de sala de aula desatualizadas onde é possível notar aulas meramente expositivas, focando somente na transmissão de conteúdo do professor para o estudante o que faz com que o estudante tenha dificuldade de concentração e de assimilar o conteúdo ensinado pelo o professor. Portanto dada a problemática apresentada, uma atualização das práticas utilizadas inserindo metodologias inovadoras e atividades contextualizadas com o dia a dia do estudante se faz necessário. Partindo desta premissa o pensamento computacional se torna uma opção por se tratar de uma metodologia que utiliza conceitos da ciência de computação e é apoiado em quatro pilares sendo eles decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos e pode ser aliado com atividades contextualizadas ao dia a dia do estudante o que faz com que o mesmo de envolva com a atividade com isso focando em resolvê-la sem tantas distrações externas. Partindo desta premissa, o presente trabalho traz um recorte de uma atividade elaborada durante o projeto (Des)pluga que acontece no Instituto Federal campus Osório com o objetivo de trabalhar o pensamento computacional e seus pilares com o estudante de forma contextualizada no seu cotidiano. A atividade traz a situação da ida ao supermercado, uma vez que todos já foram a este local. Após sua aplicação foi possível notar a apropriação da atividade pelos professores, onde eles sugeriram aos alunos que fossem aos supermercados próximos de suas casas realizar pesquisas de campo a respeito da temática da atividade. Além disso, foi possível perceber o envolvimento por parte dos estudantes e dos responsáveis dos estudantes que os ajudaram com a lição de casa. Desta forma o presente trabalho visa trabalhar esta metodologia de forma contextualizada com o estudante, para assim desenvolver competências muito importantes para a atual e futura realidade da sociedade em que vivemos.


Palavras-chave


Pensamento computacional, contextualização, educação.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.