Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A influência da infraestrutura escolar na aprendizagem, de duas escolas de Viamão-RS
jaiane chaves bueno, gabriela ribeiro da silva, pedro tres magalhães, juan pablo soares, henrique macieira nazario, guilherme vieira da rosa

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


A pesquisa "A influência da infraestrutura escolar na aprendizagem, de nível fundamental, em duas escolas de Viamão-RS" tem como objetivo descobrir se a infraestrutura realmente influencia na aprendizagem. O tema foi escolhido após os componentes do grupo observarem que havia grande distinção nas notas entre escolas estaduais e municipais mais especificamente Escola estadual de ensino médio Farroupilha (com ensino médio e fundamental) e Escola municipal de ensino fundamental Farroupilha (Somente fundamental). Após a observação, o grupo decidiu ir a fundo na pesquisa e definiu a pergunta problema: “De que forma a infraestrutura escolar pode interferir no resultado da Prova Brasil de duas escolas localizadas no município de viamão?”. Depois da definição da pergunta problema,o grupo foi atrás de material para compor a revisão literária, a fim de coletar informações para que a pesquisa tivesse embasamento e que os componentes do grupo adquirissem a noção básica de o que é ter uma boa infraestrutura escolar mediante aos tempos atuais. Posteriormente, a coleta de informações em material fornecido de outras instituições que já realizaram pesquisas semelhante. os alunos ao adquirem o conhecimento necessário partiram para a formulação de perguntas do questionário realizado nas escolas selecionadas. Afim de progredir com as pesquisas,o grupo definiu os objetivos específicos para avançar para pesquisa de campo nas escolas. Na saída de campo,os questionários foram aplicados em duas turmas de nonos anos de cada escola, sendo também aplicado nos diretores e professores. Além da avaliação dos próprios frequentadores das escolas,o grupo também fez anotações de âmbito escolar, sempre prezando os conceitos adquiridos nas pesquisas anteriormente realizadas para obterem embasamento e argumentos plausíveis para critério de avaliação,Vale ressaltar que os formulários para professores/diretores e alunos foi diferente,a fim de que os docentes fossem responsáveis pela parte "burocrática" da infraestrutura e os alunos com áreas as quais os mesmos utilizam com muito mais frequência que os próprios professores. A coleta de dados,após ter sido realizada a aplicação de questionários para obter-se estes, foi contabilizada e transformada em gráficos. No intuito de encerrar a pesquisa,concluímos que a infraestrutura exterior às salas de aula não possui tanta relevância na aprendizagem,porém a adequação das salas de aulas frequentadas pelos alunos vêm os influenciando.

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