Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Mapeamento de Alfabetização Financeira: Campus - Viamão
Izadora Leal Domingues, Rafael Rambo Schardosin, Hamilton Fernando Santana, William Antônio Martins dos Santos, Danilo Navarro Mattes

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O projeto tem o propósito de mapear a alfabetização financeira de indivíduos a partir de um questionário com conceitos pré estabelecidos. A base deste estudo será a definição de alfabetização financeira, que é a capacidade de tomar decisões conscientes guiadas pelos seguintes pilares: conhecimento, atitude, habilidade e comportamento. O termo Alfabetização Financeira vem sendo estudado e discutido em inúmeros trabalhos da contemporaneidade, pois além de atual é de extrema importância no cenário financeiro mundial. O estudo será realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Viamão. O questionário se baseará em estudos prévios, reconhecidos pela academia. O questionário conta com cinquenta perguntas, sendo elas: vinte e sete sobre comportamento financeiro, dez sobre atitude financeira  e treze sobre conhecimento financeiro. O processo avaliativo terá quatro fases, sendo a primeira ocorrerá com o intuito de medir o nível de alfabetização financeira antes de introduzir qualquer conceito baseando-se principalmente no comportamento financeiro, a segunda avaliação será realizada após a abordagem de alguns conceitos financeiros, para saber qual o conhecimento agregado dos indivíduos, a terceira e a quarta avaliação seis e doze meses após o término da pesquisa, para saber o que os participantes aprenderam com o projeto e mantiveram como hábito. A partir das respostas será avaliado como estão os respondentes no quesito alfabetização financeira,  onde está o maior déficit de compreensão sobre o assunto, como os indivíduos se comportam em relação ao dinheiro e como isso pode influenciar na criação de hábitos financeiros saudáveis. É esperado que ao longo da pesquisa as perguntas principais sejam respondidas coerentemente, indicando a aptidão dos entrevistados para tomar decisões e colocar em prática os conceitos estabelecidos levando a uma análise  detalhada dos dados obtidos, podendo ser concluído o nível de alfabetização financeira dos participantes do estudo no Campus Viamão.