Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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O relógio do corpo humano como um modelo didático de um horto medicinal
Danielle Carneiro Duarte Grassi, Francielle Oliveira de Vargas da Silva, Cláudio Henrique Kray, Cláudio Fioreze, Luciano Belcavello

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O relógio do corpo humano, desenvolvido pela EMATER-RS, é um horto medicinal em formato de relógio, que reúne conhecimentos da medicina tradicional chinesa e plantas medicinais para o tratamento de enfermidades. O presente estudo foi inspirado a partir desta concepção, com o objetivo de apresentar um modelo didático de horto medicinal acessível e suas aplicações como ferramenta educativa em espaços formais e não formais. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Educação Ambiental do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS, Campus Viamão, para apresentação na Feira Literária de Viamão (FLV), em 2018. O modelo foi construído com 13 garrafas plásticas, sendo 12 com volume de 2 L e uma com volume de 5 L; 01 pallet de madeira; 25 kg de substrato para plantas e mudas de 19 espécies de plantas medicinais. As garrafas menores foram abertas na lateral para formar os vasos horizontais, que representam, cada um, duas horas do dia, e a garrafa maior foi aberta na parte superior para formar um vaso vertical, disposto no centro do modelo. Em seguida, as garrafas foram fixadas sobre o pallet, preenchidas com substrato e o plantio das mudas foi realizado. As plantas utilizadas para os respectivos órgãos e horários foram: dente-de-leão (Taraxacumofficinale, fígado, 1h-3h), pulmonária (Stachysbyzantina) e sálvia (Salviaofficinalis, pulmão, 3h-5h), tansagem (Plantago major, intestino grosso, 5h-7h), manjericão (Ocimumsp.) e hortelã (Menthasp., estômago, 7h-9h), salsaparrilha (Smilaxsp., baço/pâncreas, 9h-11h), pimenta (Capsicumsp., coração, 11h-13h), funcho (Foeniculumvulgare, intestino delgado, 13h-15h), mil-folhas (Achilleamillefolium), malva (Malva parviflora) e capuchinha (Tropaeolummajus, bexiga, 15h-17h), alcachofra (Cynarascolymus, rins, 17h-19h), melissa (Melissa officinalis, circulação, 19h-21h), alecrim (Rosmarinusofficinalis) e tomilho (Thymusvulgaris, sistemas digestório, excretor e respiratório 21h-23h), boldo (Peumusboldus, vesícula biliar, 23h-1h), babosa (Aloe vera) e capim-cidreira (Cymbopogoncitratus, pele). Além da FLV, apresentou-se o modelo em oficinas para professores do projeto de extensão “Hortas escolares” do IFRS, com aplicação de um questionário de avaliação ao final do evento. Os professores consideraram o modelo uma ferramenta pedagógica eficaz e acessível, com potencial para utilização em projetos de Educação Ambiental e Plantas Medicinais nas escolas.


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