Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Manifestação das emoções: análise de sentimentos expressos por discentes do ensino médio
Bruna Eduarda Beal Conceição, Nicole Klein Pereira

Última alteração: 05-10-2019

Resumo


A adolescência é um período crucial para o desenvolvimento e manutenção dehábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental, como porexemplo: a adoção de padrões de sono saudáveis; exercícios regulares;desenvolvimento de enfrentamento, resolução de problemas e habilidadesinterpessoais; e aprender a administrar emoções.Quanto mais expostos a fatores de risco, maior o impacto na saúde mental doadolescentes, sendo que a qualidade de vida em casa e suas relações sãodeterminantes importantes para a saúde mental dos adolescentes. Violência(incluindo pais severos e bullying) e problemas socioeconômicos são riscosreconhecidos à saúde mental. Ainda, de acordo com a Organização Mundial desaúde (OMS), existem outros fatores que colocam em risco a saúde mental doadolescente, como violência (física e psicológica), maior acesso a tecnologias,necessidade por autonomia, exploração de sua identidade sexual e pressãosocial. Alguns adolescentes estão em maior risco de problemas de saúdemental devido às suas condições de vida, estigma, discriminação ou exclusão,além de falta de acesso a serviços de apoio.Aproximadamente de 1,2 bilhões de pessoas do mundo têm entre 10 e 19anos, e é comum que grande parte delas sofra de distúrbios como: ansiedade,depressão e estresse, levando muitas vezes o adolescente ao suicídio.O presente trabalho busca esclarecer a seguinte questão: “Quais são ossentimentos mais comuns expressos pelos discentes de ensino médio emrelação ao ambiente escolar?”. Busca-se saber quais são os sentimentosmanifestados por adolescentes para que possa ser analisado se a escolainfluencia e tem impacto sobre os mesmos.Após a realização da revisão bibliográfica, obtiveram-se conceitos básicosrelacionados à saúde mental do adolescente para que fosse possível conhecerpreviamente os sentimentos que, possivelmente, serão manifestados na coletade dados e sua relação com o ambiente escolar.Após a pesquisa teórica do trabalho, foi elaborado um questionário que seráutilizado para coletar dados dos entrevistados no Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), do município deViamão.No início da pesquisa de campo, serão realizadas as aplicações dosquestionários nas turmas de primeiro ano do curso técnico em administração etécnico em meio ambiente integrados ao ensino médio do turno da manhã, doIFRS Campus Viamão. Em um segundo momento, será realizada aplicação doquestionário com turmas da tarde do ensino médio integrado dos segundosanos. Em um terceiro momento, a partir das respostas dos questionários, serãoidentificados os sentimentos expressos pelos discentes, classificando-os como
positivos ou negativos. Será analisada a relação dos sentimentos expressosem relação à escola com o período em que os mesmos se manifestam,verificando-se em qual dos anos prevalecem as ocorrências de cada um dossentimentos.