Última alteração: 04-03-2020
Resumo
Atualmente as organizações têm sido atingidas de forma crescente com os desafios da transformação digital, o que implica que as empresas desenvolvam capacidades digitais para que possam estar atualizadas, para que estejam aptas a responder às necessidades do mercado, destacando que muitas empresas estão começando a ver o poder dos recursos digitais e compreendendo a necessidade de novas capacidades mais abrangentes do que as de Tecnologia da informação (TI). Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto das capacidades digitais e desempenho do negócio digital pela sua capacidade de conectividade de um ecossistema digital em organizações de Viamão. E para isso, apresenta um modelo de pesquisa que busca mensurar o impacto da estratégia no desempenho do negócio digital e as capacidades. Na visão teórica deste estudo é a abordagem das capacidades dinâmicas provando as hipóteses através de um estudo de caso aplicado nas organizações do município de Viamão. Como método se utilizará um estudo de caso, que será realizado em uma organização na cidade de Viamão. Para fins de desenvolvimento da pesquisa a questão da conectividade do ecossistema será abordada por meio das seguintes variáveis: velocidade de tomada de decisões, escopo (variedade do portfólio de produtos e empresas), escala (em termos físicos e digitais), performance financeira e satisfação do cliente. As organizações de Viamão serão estudadas por meio da aplicação de instrumento de coleta de dados quantitativos e qualitativos junto aos gerentes de TI, que gerenciam a área digital. O instrumento será elaborado com base na literatura de Sistemas de Informação e será utilizada uma escala Likert de sete pontos. Os dados coletados serão tabulados com uso de software estatístico. Espera-se que com este estudo seja possível mensurar a capacidade de conectividade do ecossistema digital em relação ao impacto da estratégia na performance do negócio digital nas organizações da cidade de Viamão. Com isso mapear junto às organizações o desempenho do impacto da estratégia dos negócios digitais.