Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Descarte Irregular de Resíduos Sólidos em Viamão
Kailani Rodrigues Guimaraes, Jean Lucas Bandas Fagundes, Allan Tavares Bunilha, Válber Rosa Vieira

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


Neste trabalho abordamos um tema de importância para a população local e para o meio ambiente, falamos sobre o descarte irregular dos resíduos sólidos em Viamão, que ainda continua sendo um problema na cidade. Considerando que resíduos sólidos podem ser reciclados/reaproveitados novamente e o lixo é que não pode ser reciclado, ou seja, se torna um rejeito. Este estudo aborda a classificação dos resíduos sólidos (classes I,II e III) e comenta sobre a política nacional dos resíduos sólidos (que seria uma política com o intuito de promover a catação e reutilização dos materiais já existentes, amenizando a produção de novos materiais), além de informar sobre a logística reversa e como ela atua. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a percepção da população de Viamão acerca do descarte de resíduos sólidos no município. Para identificar o conhecimento da população sobre o descarte irregular dos resíduos sólidos no local do estudo, será aplicado um questionário semiestruturado, que também  irá averiguar informações sobre a existência de coleta seletiva regular na região, os motivos pelos quais ocorre o descarte irregular de rejeitos e resíduos sólidos e os possíveis impactos ao meio ambiente e a saúde dessa população. O questionário será aplicado a 50 moradores do município de Viamão, escolhidos aleatoriamente. Como resultado esperamos obter informações sobre o conhecimento da população em relação ao descarte de resíduos sólidos, esperamos  saber  se há  coleta seletiva no local de estudo. Como resultado principal, esperamos poder identificar quais são as causas que levam as pessoas a descartarem de maneira irregular os resíduos, esperamos ter respostas concretas sobre os possíveis impactos no meio ambiente e sobre a saúde da população, para então propormos  medidas para reduzir ou acabar com o descarte irregular no local de estudo.


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