Última alteração: 04-03-2020
Resumo
Com os avanços tecnológicos os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes, compelindo as empresas a adaptarem suas estratégias de marketing para atrair seus clientes. O Marketing de Conteúdo destaca-se por ser uma estratégia que visa criar e distribuir conteúdo relevante, que seja pertinente para determinado público e também seja útil. Seu objetivo é incentivar a disseminação de conteúdo, logo, atraindo e retendo os consumidores. No entanto, para uma empresa obter sucesso com essa estratégia é necessário que haja um planejamento, o qual direcionará melhor as ações da empresa alcançando máxima eficiência. A partir do exposto, este estudo justifica-se por tratar de um assunto de grande relevância e que está em ascensão, com consumidores mais exigentes em busca de conteúdos relevantes, originais e de alta qualidade, criando um relacionamento mais próximo de seu público-alvo. Sendo assim, é preciso traçar uma estratégia através de um planejamento e ter o entendimento do seu público-alvo por meio de ferramentas que disponibilizam esse panorama. A escrita que segue visa compreender como a estratégia do marketing de conteúdo contribui para os resultados da empresa Gaúchos Online no segmento de e-commerce, assim, para atingir essa meta foram propostos alguns objetivos específicos, compondo-se de analisar as ações promocionais da empresa, realizar análises referentes aos resultados obtidos nas redes sociais, por meio da ferramenta Google Analytics, inclusive, desenvolver propostas de melhoria para o uso do Marketing de Conteúdo. Metodologicamente foi realizado um estudo de caso composto por uma análise de dados de natureza qualitativa e quantitativa, e, para melhor compreensão, empregou-se a ferramenta de triangulação de fontes de evidências. Também foram utilizadas entrevistas abertas com a sócia proprietária Simone Xavier, além de observações das páginas da internet e análises por meio da ferramenta da empresa Google Analytics. Ao final do estudo, constatamos que a estratégia abordada colabora com a empresa, pois, os resultados apresentam um crescimento constante nos indicadores de engajamento, conversões por intermédio das redes sociais, refletindo na construção de um relacionamento mais próximo e duradouro com seu público-alvo. Afim de corroborar com a estratégia de marketing de conteúdo da empresa analisada, foram propostas algumas melhorias, como, o controle de onde originam-se as vendas off-line, do mesmo modo que, realizar um pós-vendas mais evidente, afim de aumentar a conexão com seu público-alvo. Foram propostas também ações para divulgação da empresa aproveitando-se de redes sociais que estão destacando-se pela participação dos usuários, bem como a criação de um blog e um canal no Youtube voltado para a cultura tradicionalista, e, também um concurso cultural que é também uma forma de marketing de conteúdo.