Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Análise do impacto da metodologia de ensino baseada em RPG nos alunos do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do IFRS - campus Viamão
Rafael Rambo Schardosin, Gabriel da Cunha Pacheco, Leonardo Rodrigues Lins dos Santos, Lorenzo Bianchi de Melo Cunha, Manuela Ferreira Raythz, Danilo Mattes Navarro Filho

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


A partir de uma proposta de metodologia de ensino baseada em Role Playing Game (RPG), buscamos analisar o impacto de sua implementação, seja ele social ou acadêmico. Buscando melhores condições de aprendizado, vivenciando o conteúdo e o assimilando de maneira facilitada e avaliando os benefícios citados. No contexto brasileiro, os alunos se demonstram desinteressados nas aulas conduzidas pelo metodologia tradicional, aulas ministradas pelo professor que dita frente a turma, alinhada, de maneira hierárquica, resultando em um menor desempenho escolar e aprendizado. Trataremos neste estudo o RPG como sendo qualquer jogo que utiliza a comunicação e a rolagem de dados, com os jogadores adotando características de uma personagem e mundo fictícios. A escolha de RPG como metodologia se faz justificada após observar que a maioria dos artigos consultados listam esses fatores benéficos: alunos passaram a ter maior interesse nas aulas e seus aspectos de criatividade e logística aumentaram gradativamente. Outro benefício não citado é a versatilidade que o modelo de jogo apresenta, podendo ser aplicado de maneira adaptada a qualquer área do conhecimento e conteúdo didático). Nosso projeto aplicará uma metodologia de ensino baseada em RPG, em alunos do Primeiro Ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Viamão, na disciplina de Introdução à Administração. A metodologia consiste em realizar o experimento dentro de algumas fases. A primeira etapa para a execução do experimento é a separação da turma em dois grupos, A e B, ambos contendo treze alunos internos à turma. O grupo A terá uma aula baseada no sistema e no cenário de RPG. Desenvolvemos a partir de características pertencentes a outros modelos de sistemas e com aspectos próprios introduzidos, a fim de assimilar o conteúdo remetente ao método Canvas de criação de empresas. O grupo B terá uma aula explicativa, ministrada por um professor que apropria por metodologias mais comumentes vistas. Após a aula, será realizado para ambos os grupos uma avaliação que determinará ou não, se a utilização do RPG como método de ensino está relacionada com o rendimento dos alunos. O número de respostas certas ou erradas, visto de modo geral na turma, resultará em uma média de ambos os grupos que servirá como fator comparativo de desempenho escolar. Ao grupo A, ainda, será aplicado um questionário acerca de sua percepção sobre a aula, de modo a constatar os demais benefícios. Das respostas obtidas pelo questionário e a comparação do desempenho de ambas as provas, poderemos apontar evidências se há benefícios extras ou não na implementação da metodologia de ensino baseada na utilização de RPG como meio de aprendizagem.


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