Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Integrando Saberes
Karoline Oliveira Duarte, Dilmair Monte dos Santos, Caiane Farias da Rosa, Cintia Souza do Nascimento, Karla dos Santos Guterres Alves

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


Os grupos de imigrantes haitianos são alguns dos muitos povos que buscam abrigo em nosso país e encontram discriminação, indiferença, exploração e desalento. O fluxo de pessoas em busca de abrigo, paz e vida digna tem aumentado muito, bem como a intolerância, a xenofobia e o racismo. A percepção das dificuldades enfrentadas por grupos de haitianos na Unidade de Saúde do Parque dos Maias e no CRAS Santa Rosa, na Zona Norte da cidade de Porto Alegre fizeram com que as profissionais destas instituições buscassem uma alternativa para minimização das dificuldades e propusessem este projeto de extensão. Como objetivo o projeto Integrando Saberes buscou proporcionar acolhimento, vivências e experiências coletivas em um território negro, considerando os aspectos biopsicossociais e da promoção da saúde. Como questão, buscou-se responder: Quais são as estratégias essenciais para acolher imigrantes e refugiados? A Associação Satélite Prontidão - ASP, enquanto clube social negro centenário da cidade de Porto Alegre, foi escolhida como parceiro para o desenvolvimento do projeto em virtude de sua história, localização e espaço físico. O IFRS surge como parceiro que estrutura e coordena o projeto como atividade extensionista. Como metodologia, buscou-se desenvolver atividades integradoras que tinham como eixo central a aprendizagem da língua portuguesa e como eixos secundários a cultura, a saúde e a cidadania. Entre as atividades desenvolvidas realizou-se vivências corporais, rodas de conversa, palestras, eventos integradores, lanches coletivos, orientação para a saúde, e outros. Também se realizou atividades de orientação para a busca de emprego e preenchimento de currículo. Como resultados, verificou-se que o grupo de participantes variou muito, pois conforme iam conseguindo emprego saíam do projeto. Porém, novos membroschegavam. Concluiu-se que éestratégia essencial o ensino da língua portuguesa como língua de acolhimento, pois a dificuldade de comunicação é um dos fatores que mais trazem problemas para os imigrantes e refugiados. A presença de um tradutor ajuda muito na aprendizagem do português. As atividades desenvolvidas apenas uma vez por semana não possibilitaram a aprendizagem fluente da língua portuguesa, mas proporcionaram aos participantes a escuta qualificada, a troca de experiências, o acolhimento e o estabelecimento de vínculos.


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