Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Coleta seletiva em escolas públicas de Viamão
Alexandra Matos, Ana Julia Almeida, Fernanda Costa, Isadora Kailane Silva, Pietra Silva

Última alteração: 01-07-2020

Resumo


O nosso projeto é sobre coleta seletiva em escolas públicas de Viamão. Coleta seletiva é um sistema que recolhe materiais como papel, vidro, plástico, metal, entre outros. Esses materiais são originados a partir de atividades industriais, domésticas, hospitalares, comerciais, agrícolas, de serviço e de varrição. Escolhemos aprender e falar sobre este tema pois, ficamos espantadas ao descobrir que apenas 0,53% de Viamão tem saneamento básico, e, depois de muito estudar sobre o assunto, chegamos à conclusão de que o nosso trabalho seria sobre coleta seletiva em escolas públicas de Viamão, e também porque é um tema que afeta nosso cotidiano frequentemente e que nos interessa muito. Dentre os nossos objetivos estão: conscientizar sobre a importância da coleta seletiva em escolas, compreender porque há falta de interesse, por parte dos alunos, em realizar a correta separação de resíduos sólidos no ambiente em que estudam, apontar os pontos de desinteresse e desenvolver uma fala a fim de conscientizar sobre a importância de realizar a correta separação de “lixo”. Nossa metodologia, referente à coleta de dados, consiste na realização de uma saída de campo (juntamente com o nosso orientador) e questionários com alunos, professores e funcionários de escolas públicas de Viamão. Em relação à análise de dados, pretendemos, com o auxílio de outros trabalhos relacionados ao tema (teses, artigos científicos, etc) compreender os dados que conseguirmos para assim podermos concluir nosso trabalho. Com essa saída de campo e os dados resultantes dela, esperamos alcançar todos os nossos objetivos com os dados obtidos, e também conscientizar a todos os envolvidos sobre a extrema importância da realização da correta separação de resíduos sólidos (recicláveis e orgânicos).


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