Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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IFRS - HISTÓRIA NO AR!
Laura Dreher Pereira, Pâmela Avila Baldez, Gabriel Santos Berute

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O "IFRS - História no Ar!" é um projeto de ensino desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Viamão (IFRS). Seu objetivo principal é criar um espaço destinado à divulgação de abordagens fundamentadas cientificamente e academicamente a respeito de temas contemporâneos, especialmente na área de humanidades: história, política, sociologia, geografia e economia. A ideia é reunir um grupo de estudantes para um debate sobre temas previamente estabelecidos e registrá-lo em formato de áudio, trazendo informações confiáveis e de maneira descontraída para que possa ser ouvido em qualquer lugar a qualquer momento no formato de podcast. O tema inicial escolhido para ser apresentado e discutido foram as lutas feministas. Para o estudo sobre este tema, a equipe participante está preparando o roteiro a partir de diversas leituras de livros e artigos, além de outros podcasts e vídeos sobre feminismo. O podcast será gravado por meio de um aplicativo de celular, editado e então publicado na internet, com uma descrição e dicas de conteúdo para os ouvintes. Esta comunicação tem como objetivo apresentar algumas considerações a respeito da conversa realizada com a psicóloga Vanessa Soares de Castro, que trabalha no setor de Assistência Estudantil do IFRS – Campus Ibirubá, com as alunas Laura Dreher Pereira (bolsista do projeto), Pâmela Avila Baldez e o professor Gabriel Santos Berute. Vanessa de Castro foi uma das palestrantes da IV Semana dos Direitos Humanos promovida pelo Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão. Desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, sua dissertação de mestrado, "Movimentos feministas, minorias ativas: percurso de um coletivo de estudantes brasileiras do ensino médio integrado", analisa a atuação de alunas do ensino médio integrado no movimento feminista, ligando-se ao tema escolhido para o projeto. A conversa, que durou em torno de 40 minutos, foi uma prévia para a primeira edição do podcast, que ainda será gravada e contará com a participação de um maior número de alunas permitindo aprofundar o debate a respeito de questões ligadas ao feminismo e o cotidiano escolar

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