Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O estudo das rochas, minerais e solos fazem parte dos conteúdos dos diversos níveis de ensino. Entretanto, muitos alunos têm enfrentado dificuldades para compreender esses temas. A realização de aulas práticas e oficinas utilizando o tema rochas, minerais e solos possibilita a construção do conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista a base teórica e podem privilegiar o aprendizado e o interesse dos alunos. A criação do laboratório proporcionará a aprendizagem ativa, a qual redefine a prática da sala de aula, mudando, do ponto de vista estático do aprendizado, para um aprendizado dinâmico por meio do qual os estudantes desempenham um papel vital na construção do próprio conhecimento. Desde junho de 2019, as amostras coletas nas saídas de campo que estavam acomodadas em caixas, na sala do laboratório de ciências e sem identificação, vêm sendo classificadas e rotuladas, conforme sua origem e procedência, para posterior acomodação em local apropriado de fácil visualização e manuseio. Novas amostras estão sendo somadas à coleção, mediante coletas e doações. A cidade ainda carece de um ambiente de estudos e pesquisas voltadas nesta área, onde a maior proximidade ainda se dá na Capital. Após a acumulação de um acervo suficiente, tanto da região sede, quanto de outras localidades, será criado catálogo eletrônico, até dezembro de 2019, acessível também por meio digital em plataforma ainda a ser definida. A principal dificuldade encontrada é o fato das acomodações laboratoriais serem dívidas com outros setores, o ideal, seriam acomodações próprias e separadas. A expectativa é que em junho de 2020, tenhamos condições de estar com o espaço físico organizado para receber e atender, mediante agendamento, visitas de alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino para experiências práticas nas áreas de ciências, relacionadas ao tema, de uma forma didática, proporcionando a integração entre o Campus e as Escolas.