Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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IMPACTO DA HORTA ESCOLAR NO APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE VIAMÃO
matheus costa da silva, Luciano Belcavello, Claudio Fioreze

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O projeto ‘’Hortas Escolares Agroecológicas’’ é um dos principais projetos do Programa EcoViamão, coordenado pelo Setor de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão. O projeto conta com 10 bolsistas atendendo 40 escolas públicas, que recebem também apoio à aquisição de insumos e ferramentas. Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, lotados na Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, em Viamão. Tais ações consistem em atividades teóricas e práticas baseadas no princípio do “aprender a fazer, fazendo”, propostas para a disciplina de Ciências da Natureza. O caráter teórico-prático permite maior compreensão e aprendizado pelos alunos, pois insere o assunto desenvolvido em sala de aula em seus aspectos aplicados à alimentação e ao seu cotidiano. O conteúdo abordado foi dividido em matéria teórica (50%) e atividade prática (50%). Os temas teóricos desenvolvidos abordam a interação homem/natureza, bem como os ciclos naturais dos elementos no ambiente. Já a atividade prática consistiu na elaboração do projeto e execução de uma horta orgânica, utilizando os princípios da agroecologia. A avaliação do aproveitamento discente foi realizada por nota em escala padrão (0 a 100) e subdividida em três critérios: a participação, a manutenção e o plantio, este compondo 30% da nota final da disciplina. Os resultados, até o presente momento, foram os seguintes: a transformação de uma área abandonada da escola em um “laboratório ao ar livre” onde se possibilita trabalhar diversos assuntos de diferentes disciplinas; maior capacidade de concentração dos alunos; menor agitação da turma; melhor desempenho discente em provas; maior sociabilidade estudantil; aumento da responsabilidade social com o meio ambiente e maior interesse dos alunos em participar das atividades escolares. Frente aos resultados obtidos, pode-se afirmar que o projeto Hortas Escolares Agroecológicas é muito benéfico ao aprendizado dos alunos e ainda melhora os parâmetros sociais, em especial, a capacidade de se trabalhar em equipe de forma colaborativa e não competitiva.


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