Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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UMA ANÁLISE DO PERFIL E DAS PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE ESPUMANTES NO RIO GRANDE DO SUL
Quezia Obach Gonçalves, Pablo de Almeida Coutinho, Rafalea Moraes Cardoso, Luiz Antonio Slongo, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli Foschiera

Última alteração: 11-10-2019

Resumo


O presente trabalho, tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada, através da pesquisa quantitativa que buscou analisar e apresentar o perfil, hábitos e preferências dos consumidores de espumantes no estado do Rio Grande do Sul, utilizando a amostra de 2500 respondentes consumidores de espumantes. Tendo em vista o crescimento no consumo de vinhos e espumantes finos nacionais, por conta da mudança da imagem internacional do produto brasileiro em decorrência de premiações conquistadas pelo mercado, se faz necessária a identificação dos perfis destes consumidores, tendo em vista a busca pela plena satisfação das expectativas dos consumidores por parte do mercado de vinhos e espumantes, afinal seria difícil suprir essas expectativas sem antes conhece-las. Durante a idealização deste projeto, foi possível identificar a pouca incidência de produção científica quantitativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro de vinhos e espumantes, visto que a maior parte da produção científica neste sentido concentra-se em regiões do mundo com tradição histórica no produto e maiores taxas de produção e consumo das bebidas. Quando reduzimos a quantidade de pesquisas, para as que dedicam o estudo somente ao consumo de espumantes, as produções acadêmicas são ainda mais escassas. Portanto, a falta de pesquisa científica com o público brasileiro, o crescimento do mercado nacional e a mudança na imagem do espumante produzido no Brasil fomentaram a realização da presente pesquisa e corroboraram com a sua importância acadêmica e para o mercado produtor de espumantes em solo brasileiro. Porém, o presente instrumento apresentará as informações pertinentes ao consumidor gaúcho de espumantes, que é além de consumidor, é o estado responsável por 90% da produção do país. Ao longo deste trabalho serão expostos os seguintes dados sobre este perfil: faixa etária, renda, motivação para compra, local onde costumam adquirir o produto, preferência de sabores, fatores influenciadores na tomada de decisão dentre outros dados considerados importantes para a entender esse consumidor. O objetivo almejado por este estudo é identificar este perfil de consumidor e, assim, conseguir alimentar pesquisadores, produtores, sommeliers e demais grupos ligados ao mercado de espumantes do Brasil e do Rio Grande do Sul.



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