Última alteração: 11-10-2019
Resumo
O presente trabalho, tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada, através da pesquisa quantitativa que buscou analisar e apresentar o perfil, hábitos e preferências dos consumidores de espumantes no estado do Rio Grande do Sul, utilizando a amostra de 2500 respondentes consumidores de espumantes. Tendo em vista o crescimento no consumo de vinhos e espumantes finos nacionais, por conta da mudança da imagem internacional do produto brasileiro em decorrência de premiações conquistadas pelo mercado, se faz necessária a identificação dos perfis destes consumidores, tendo em vista a busca pela plena satisfação das expectativas dos consumidores por parte do mercado de vinhos e espumantes, afinal seria difícil suprir essas expectativas sem antes conhece-las. Durante a idealização deste projeto, foi possível identificar a pouca incidência de produção científica quantitativa sobre o comportamento do consumidor brasileiro de vinhos e espumantes, visto que a maior parte da produção científica neste sentido concentra-se em regiões do mundo com tradição histórica no produto e maiores taxas de produção e consumo das bebidas. Quando reduzimos a quantidade de pesquisas, para as que dedicam o estudo somente ao consumo de espumantes, as produções acadêmicas são ainda mais escassas. Portanto, a falta de pesquisa científica com o público brasileiro, o crescimento do mercado nacional e a mudança na imagem do espumante produzido no Brasil fomentaram a realização da presente pesquisa e corroboraram com a sua importância acadêmica e para o mercado produtor de espumantes em solo brasileiro. Porém, o presente instrumento apresentará as informações pertinentes ao consumidor gaúcho de espumantes, que é além de consumidor, é o estado responsável por 90% da produção do país. Ao longo deste trabalho serão expostos os seguintes dados sobre este perfil: faixa etária, renda, motivação para compra, local onde costumam adquirir o produto, preferência de sabores, fatores influenciadores na tomada de decisão dentre outros dados considerados importantes para a entender esse consumidor. O objetivo almejado por este estudo é identificar este perfil de consumidor e, assim, conseguir alimentar pesquisadores, produtores, sommeliers e demais grupos ligados ao mercado de espumantes do Brasil e do Rio Grande do Sul.