Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Áreas da Administração - Estudo de Caso de Diferentes Empresas em Variados Setores
Carolina Bender Machado, Rafael Rambo Schardosin, Maria Eduarda Weisheiner da Luz, Yasmim de Lima Sortil

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


Se é sabido pelas teorias da administração que existem diferentes classificações quanto às divisões de função de uma empresa. Quanto ao aprendizado da mais atual metodologia de classificação, nos foi solicitado uma análise, após a escolha de empresas de diferentes setores, conforme a, acerca das cinco áreas da administração apresentadas durante o Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: Gestão de Pessoas, Finanças, Marketing, Produção e Tecnologia da Informação, sendo essa última incluída ao nosso curso por questões de atualidade, visto que nos moldes tradicionais tal área não era inserida. Cada pesquisador se atentou às distintas áreas, sendo que na Padaria Ki Pão analisou-se a Produção, Quora avaliou-se o Marketing, no laboratório, que optou por permanecer em anonimato, avaliou-se a Gestão de Pessoas e na empresa Jovem Nerd foram analisadas todas as áreas. Com o intuito de aprender sobre as características diversas das empresas e sua forma prática de executar funções de cada uma das áreas, observamos de diferentes pontos de vista e registramos as peculiaridades que possuíam. A partir do estudo de caso, nos propusemos a obter as informações necessárias para a fundamentação dos conceitos das áreas. Assim como também utilizamos de questionários e entrevistas orais estruturadas como, por exemplo, conversas com os contribuintes para obter dados mais concisos no que diz respeito à própria perspectiva dos funcionários e gestores sobre suas próprias áreas. Chegamos, assim, às conclusões que apontam algumas das diferentes maneiras de lidar com diversas atribuições em setores distintos de mercado. Na Padaria Ki Pão, observou-se Produção, quantidade regulada pela demanda da clientela, que se é estimada com base na presença da padaria há algum tempo no mercado, avaliando os insumos no que é requisitado e relatado pelos funcionários e com a entrega dos materiais e produtos no local. No laboratório de análises, onde foi observada a Gestão de Pessoas, os principais pontos a se ressaltar foram a proximidade com os funcionários, a coletividade e o acolhimento na empresa, além de táticas para incentivar o trabalho do colaborador como bonificações em dinheiro e treinamentos. Já no site Quora, o marketing é exclusivamente digital, dentro do próprio site, mas também promovendo anúncio em outras plataformas digitais, como o Youtube, por exemplo. Na empresa Jovem Nerd, o principal que foi observado é o Marketing e a Produção, por serem uma empresa de entretenimento e necessitarem da produção do próprio conteúdo, que ao mesmo tempo que é o produto a ser vendido, é a forma com que ele se divulga. Numa análise geral, percebemos que as empresas, por mais que atuando de maneiras variadas, apresentam áreas que possuem alta interação entre si, assim como mesmo em diferentes mercados, apontam semelhança na importância de determinadas áreas, como por exemplo, o Marketing.