Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Casos de ensino de organizações viamonenses
Giovâni da Rosa Santos, Jean Marques Brizola, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


Ao longo dos anos, a disciplina de Marketing tem evoluído com base no conhecimento de diferentes áreas e se consolidando como uma aliada para as pequenas, médias e grandes empresas, as quais buscam, por meio de diversas estratégias, alcançar a satisfação de seus clientes quanto às suas necessidades e desejos. Portanto, o marketing deve estar relacionado com o ambiente de seus consumidores, considerando suas especificidades socioculturais. Sendo assim, por se tratar de uma disciplina com conteúdos didáticos desenvolvidos, em sua maioria, por instituições estrangeiras, há uma carência de casos desse cunho no cenário brasileiro. Dessa forma, o projeto Aproximando os Discentes das Atividades Locais de Marketing surge com o intuito de gerar uma aproximação dos conteúdos abordados na disciplina de Marketing, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão, com organizações do município, desenvolvendo um diálogo da disciplina com outros componentes curriculares. Assim, essas atividades incentivam o desenvolvimento da criatividade dos discentes, auxiliam na compreensão dos conteúdos teóricos apresentados em aula, contribuindo para a formação acadêmico-profissional dos alunos. Nesse processo, foram realizadas visitas às organizações locais, entrevistas aos empreendedores, leituras sobre o tema, assim como a criação de casos de ensino. Realizou-se a primeira atividade em conjunto com a organização da Festa Julina do Campus Viamão. Nessa ação, os discentes dos distintos cursos foram instruídos a montar barracas correspondentes a uma atividade, como brincadeiras e alimentos, e desenvolver uma estratégia de divulgação, criando um nome e um slogan. Sucessivamente, foi realizada uma atividade com alunos da disciplina de Marketing do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, em que houve participação dos proprietários de duas pequenas empresas do município de Viamão, uma livraria e uma cafeteria, que debateram sobre os problemas enfrentados no dia a dia empresarial. Dialogando com os empresários, os alunos propuseram soluções para as dificuldades apresentadas, exercitando os tópicos abordados na disciplina de Marketing. Com isso, os discentes foram instigados a analisar as organizações do município diante de análises estabelecidas na disciplina. A partir disso, estão sendo desenvolvidos casos de ensino baseados nas empresas locais, que, posteriormente, serão aplicados nas disciplinas do eixo de gestão e negócios. Com a continuidade do projeto, novas atividades estão em elaboração, integrando os alunos e estimulando-os a praticar os conhecimentos aprendidos em aula.


Texto completo: PDF