Última alteração: 04-03-2020
Resumo
A procura por ensino, ao longo das últimas décadas, tem sido crescente e o ensino público tem papel fundamental, por alcançar alunos de praticamente todos os níveis sociais, inclusive estudantes em condições de vulnerabilidade social. Esses avanços apontam que ainda se necessita muito esforço por parte das instituições públicas para chegar aos alunos. Muitos destes estudantes são oriundos de famílias, cujos pais nunca tiveram acesso à Educação Superior. Diante deste fato, o presente trabalho teve como objetivo principal identificar a percepção e o conhecimento dos estudantes de Ensino Médio sobre a existência dos cursos superiores ofertados pelo campus Viamão do IFRS. Para este trabalho buscou-se um resgate sobre a história do Campus Viamão do IFRS para identificar seus objetivos e os cursos ofertados. Para atingir o objetivo deste estudo, foi realizada uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa exploratória, com base em pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas em profundidade com um grupo de alunos concluintes do ensino médio de uma escola estadual de Viamão. A partir dos dados obtidos, foi possível concluir que inicialmente os estudantes não conheciam IFRS, mas que após a informação da existência do campus, das formas de ingresso e da oferta de cursos superiores gratuitos, todos os entrevistados demonstraram grande interesse em participar dos processos seletivos. Os resultados desta análise demonstram que a criação de novas ferramentas de comunicação e informação entre a instituição e as escolas estaduais de ensino médios do município de Viamão pode trazer bons resultados tanto para a instituição quanto para os estudantes.