Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Atividades interdisciplinares do projeto de ensino espaço astronomia
Ryan Richard Soares de Camargo Dettenborn, Válber da Rosa Vieira, Válber da Rosa Vieira, Luci Fortunata Motter Braun, Luci Fortunata Motter Braun

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


Este trabalho tem como objetivo a apresentação  do projeto de ensino intitulado Espaço Astronomia, o qual está inserido na vasta rede de projetos do IFRS - Campus Viamão. O projeto encontra-se no seu segundo ano de atividade e mantém a ideia central de oferecer um espaço de discussões, estudos, reflexões e associações sobre temas relacionados à Astronomia, Física e Ciências em geral, além de divulgá-los na comunidade acadêmica do IFRS e comunidades escolares externas, quando oportuno. Como justificativa para a continuação deste projeto, sobressai o fato de que a Astronomia é uma área da ciência que não só atrai a atenção e desperta a curiosidade em estudantes de qualquer nível escolar mas também por ser  uma matéria altamente didática, integradora e interdisciplinar, relacionando-se com diversas áreas do conhecimento como a Física, Matemática, Geografia, História, Química e Artes. O projeto conta com a participação de quatro docentes das áreas de Física, Matemática, Geografia e Artes, de um bolsista e um voluntário. Devido à entrada de mais duas turmas de Ensino Médio Integrado (EMI), o projeto ganhou novos participantes, desenvolvendo encontros quinzenais. As atividades desenvolvidas durante o 1º semestre foram leituras de artigos científicos, confecções de textos, construção de materiais de baixo custo utilizados nas oficinas, visitação ao evento UFRGS Portas Abertas 2019, participação na XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica  e na XIII Mostra Brasileira de Foguetes. Houve  também a participação, em forma de oficina, no projeto de extensão Hortas Escolares Agroecológicas, vinculado ao programa EcoViamão, no qual foram propostas atividades pluridisciplinares de Astronomia, como por exemplo, insolação, movimento aparente do sol, pontos cardeais e a construção de um relógio solar. No segundo semestre, o projeto desenvolveu atividades interdisciplinares nas turmas de 1º e 2º anos do EMI. No 1º ano, a integração foi entre física e matemática relacionada com a aplicação de funções matemáticas de 1º e 2º graus na descrição dos fenômenos físicos. No 2º ano, a atividade consistiu em uma aula multidisciplinar agregando as matérias de Artes, Física e Geografia cujo tema foi Tectônica de Placas e Vulcanismo no Sistema Solar. A mesma contou com a presença dos professores de Artes, Geografia, Física e do bolsista. Como resultado, pretende-se  despertar nos alunos um maior interesse pela Ciência, contribuindo não só para o aumento de conhecimento científico, mas também para a alfabetização e familiarização em relação a termos físicos astronômicos, visando a diminuição de crenças populares referentes ao senso comum sem fundamento teórico ou comprovação científica.