Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Desenvolvimento de um repertório de práticas integrativas: e-book com inspirações para aulas criativas
Jean Marques Brizola, Giovâni da Rosa Santos, Cristiane Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 30-06-2020

Resumo


A realização de atividades de caráter criativo e integrativo demonstra-se como umaimportante ferramenta de auxílio ao professor, proporcionando aulas dinâmicas paramanter a atenção dos alunos e contribuir para novos métodos de ensinoaprendizagem.O desenvolvimento de atividades acadêmicas capazes de explorar aproatividade, criatividade, motivação e autonomia dos discentes será importante paraestimular o potencial transformador e questionador dos alunos, aguçando suacuriosidade acerca dos conteúdos estudados no âmbito escolar. Para isso, o docentedeve estar aberto ao novo, deixando de lado o modelo de memorização mecânica, emque o educador apenas transmite seu conhecimento e o aluno reproduz. A partir dessarealidade, o projeto de ensino “Repertório de práticas integrativas: inspirações paraaulas criativas”, desenvolvido no IFRS - Campus Viamão, com uma parceria com oIFRS - Campus Alvorada, objetiva a elaboração de um e-book, no qual serádisponibilizado um conjunto de ações inovadoras, que envolverá os componentescurriculares dos cursos, para usufruto dos técnicos e docentes do IFRS. Portanto, asatividades desse repertório poderão ser aplicadas pelos professores dos demaiscampi, buscando maior presença e participação dos alunos em aula. Ademais, visa-seque este conjunto de atividades contribua para a melhoria do processo de ensinoaprendizagemde estudantes e docentes, bem como possibilite uma maior integraçãoentre os discentes, gerando, a partir disso, o compartilhamento de experiências einformações. A execução do projeto ocorre a partir da atuação dos bolsistas eorientadores, que visam entrevistar os professores das mais distintas áreas do IFRS -Campus Viamão, para, assim, coletar as atividades que integrarão o e-book. Porconseguinte, as ações recolhidas deverão ser escritas de forma didática, buscandomaior compreensão por parte dos servidores que as aplicarão e, por fim, deve-seformatar o e-book e realizar sua divulgação e disponibilização de maneira virtual aosservidores de todo o IFRS. Para a coleta das atividades, utiliza-se um questionáriocom perguntas acerca do desenvolvimento da atividade, nível de autonomia edificuldade para os discentes, materiais utilizados e componente curricular e cursovinculado. Nessa perspectiva, foram recolhidas, até o momento, doze atividades noIFRS - Campus Viamão. As ações abrangem ideias criativas tais como um escapegame cartográfico, dobradura de origamis e quizzes interativos, envolvendo-se com osmais distintos eixos disciplinares, como Matemática, Língua Espanhola, MeioAmbiente e Administração. Dessa forma, almeja-se a elaboração desse e-book e suaplena divulgação aos docentes e técnicos do IFRS.

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