Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Um conto para cada encontro
Gabriela Ribeiro Da Silva, Tania Aiub

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O projeto “Um conto para cada encontro” consiste em encontros nos quais os participantes lêem contos da literatura universal através da leitura de textos selecionados de várias nacionalidades. Toma-se por literatura universal a ideia de escritos literários com temas comuns e um amálgama de literaturas diversas e de épocas diversas. Ou seja, na esteira do que Goethe (1827) entendia por Weltliteratur, os contos podem ser de todo e qualquer lugar do mundo para incentivar os participantes a aproximarem-se de leituras produzidas em outros lugares e culturas. Primordialmente, busca-se a expansão do repertório de leituras e a qualificação da análise de textos para além da literatura constante no currículo escolar. Metodologicamente o processo situa-se na organização de cada encontro a partir da seleção da nacionalidade que será tema de debate. As escolhas são aleatórias  e realizadas através de dinâmicas. Este trabalho é baseado em pesquisas sobre eixos comuns em clássicos literários. Debates como “o que torna uma narrativa ou poema um clássico?” ou  “Como através da tradução pode haver sintonia e fidedignidade com realidade local?”. O projeto conta com bolsistas voluntários, fazendo com que assim que a nacionalidade do conto para o próximo encontro seja escolhida, os bolsistas entrem em processo de pesquisa e leitura para selecionar um conto e preparar o próximo encontro. Conforme avançam os encontros, além de pesquisar contos, os bolsistas do projeto aprendem a fazer uma melhor análise sobre as estruturas encontradas nos diversos contos. Após cada encontro de leitura, é designado aos bolsistas também que sejam feitos registros do trabalho na modalidade diário. A finalidade desse momento faz parte do processo de letramento acadêmico dos estudantes bolsistas, já que todos passam pelas fases de elaboração do projeto, organização dos encontros e, posteriormente, de produção científica na forma oral e escrita. Além dos participantes - inclusive bolsistas - ampliam seus horizontes literários e também passam pelo processo de incentivo à escrita criativa, pois é proposto, no fim do encontro, que os interessados escrevam novas versões para a narrativa  da perspectiva de outras personagens, com foco narrativo diverso. Assim, o propósito do projeto ultrapassa o repertório literário do currículo de ensino médio a fim de potencializar personalidades leitoras a partir da amplitude do campo de abrangência da literatura escolar.