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Análise de concentração de mercado do setor automobilístico entre 2012 a 2018
Maria Gabriele Muniz Souza, Romário Dezzanetti da Rosa

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


De acordo com os dados da InternationalOrganizationof Motor VehicleManufactures (OICA), em 2005 a indústria automobilística movimentou cerca de US$ 2,5 trilhões, e produziu aproximadamente 66 milhões de unidades. Mercados de poder centralizado possuem a tendência de conduzir ao controle excessivo das empresas, elevando os preços acima dos custos de produção, gerando lucros exacerbados, que além de corroborar para a manutenção do poder econômico das firmas, também prejudica o consumidor final e o bem-estar da economia. Desse aspecto, nasce a justificativa e importância de mensurar o nível de concentração dos mercados, por meio de indicadores objetivos que demonstrem a concorrência. O objetivo geral deste trabalho é analisar a concentração do mercado brasileiro de automóveis e veículos comerciais leves no período de 2012 a 2018. Já os objetivos específicos são analisar o índice Herfindal-Hirchsman (HHI) do setor e analisar o marketshare das empresas. A metodologia é descritiva e o trabalho é constituído de uma pesquisa quantitativa. A base de dados utilizada tem origem nos registros da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), seguindo, para medição, o paradigma da Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD). Dentre as medidas de estrutura possíveis nas análises de ECD, destacam-se a participação de mercado (marketshare) de cada uma das firmas ativas do setor estudado, o índice de Razão de Concentração (ConcentrationRatio ou CR) que representa a participação de mercado controladas pelas quatro (CR4) e oito (CR8) empresas líderes de marketshare, servindo como um indicador de quais são as empresas líderes do marketshare, e o índice Herfindal-Hirchsman (HHI), que permite a análise da concentração de mercado (OLIVEIRA 2014). O índice Hirschman-Herfindahl torna possível verificar uma concentração estável, mantendo-se moderada ao longo dos anos do estudo para automóveis. Já para os veículos comerciais leves licenciados no mesmo período, uma alta concentração de mercado é demonstrada. Com o propósito de analisar a concentração de mercado do setor de automóveis e veículos comerciais leves no período de 2012 a 2018, esse trabalho apresentou uma série de medições baseadas no paradigma da Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD). Pela ótica da Razão de Concentração (CR) e da análise de marketshare pode-se observar a existência de um oligopólio diferenciado, com pouca alternância de poder entre as empresas participantes dessa estrutura. O cálculo do índice Hirschman-Herfindahl (HHI) demonstrou quehá uma moderada concentração do mercado de automóveis no período estudado, e alta concentração no mercado de veículos comerciais leves. Levando isso em conta, entende-se que os objetivos propostos neste trabalho foram atingidos, salientando continuamente a importância desse tipo de estudo para a manutenção da saúde da economia, no combate aos lucros exacerbados e imposições de preços, e também para a defesa da livre concorrência, na qual o consumidor final é quem sofre o maior impacto.

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