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Desafios do consumidor de baixa renda na Grande Porto Alegre no contexto do consumo consciente
Fernando Schwartzhaupt Noroefé, Luiza Venzke Bortoli Foschiera

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


Há uma tendência mais responsável e preocupada com a sustentabilidade e os hábitos de consumo por parte dos consumidores. Nesse contexto, surge o consumo consciente, que ocorre quando o consumidor avalia os impactos socioambientais durante suas decisões de consumo e adota o comportamento mais sustentável possível. O presente estudo tem como objetivo identificar esses comportamentos e as dificuldades em adotá-los, porém analisando os consumidores de baixa renda da região metropolitana de Porto Alegre, que segundo dados do IBGE (2015), correspondem a 1,9 milhões de pessoas economicamente ativas. A pesquisa contribui para fomentar o debate sobre o tema do consumo consciente. A amostragem foi composta por 361 indivíduos e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário disponibilizado na internet. A partir dos resultados pode-se notar uma alta tendência em hábitos de economia e planejamento, entretanto, uma baixa frequência no consumo de reciclados e orgânicos. A grande maioria dos participantes também busca informações sobre os produtos, possui alguma intenção em consumir produtos mais sustentáveis e acredita que esses produtos melhoram a qualidade de vida. Dentre os critérios de escolha, a qualidade foi o mais relevante. Entre as dificuldades encontradas pelo consumidor, o preço mais caro foi a principal, seguida da disponibilidade desses produtos. De forma geral, os resultados indicam que o consumidor de baixa renda possui intenção e interesse em consumir de forma consciente, através de comportamentos de economia, planejamento e descarte correto, no entanto, o preço ainda é uma barreira para esse consumidor, a dificuldade em encontrar esses produtos também foi relevante, além de alguns precisarem lidar com a falta de estrutura nos bairros para o descarte correto. Para complementar a pesquisa, sugere-se o estudo de estratégias que as empresas podem adotar para atender ao público de baixa renda de forma sustentável e pesquisas relacionadas às políticas públicas de descarte correto na região.



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