Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A discussão sobre Unidades de Conservação na formação docente
Diovana Daugs Borges Fortes, Daniel de Quadros Santos, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


A escola possui um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável visto que é espaço privilegiado para formação do pensamento crítico e construção de análises importantes para as práticas ambientais. A temática ambiental é assunto pertinente para uma abordagem às práticas pedagógicas dos professores. Esta temática deve contemplar, também, o assunto sobre as Unidades de Conservação (UC), importantes áreas verdes para preservação de fauna, flora e recursos naturais. Neste trabalho buscou-se estabelecer o conhecimento de Unidades de Conservação e práticas pedagógicas com o tema meio ambiente dos alunos do ensino médio, modalidade curso de formação de professores denominado Curso Normal, através de questionário aplicado durante a realização da oficina “Educação, Natureza e Sociedade: a escola e o desenvolvimento sustentável”. A atividade envolveu diferentes momentos durante quatro horas, onde inicialmente ocorreu um momento introdutório da temática, em seguida dividiu-se os participantes em pequenos subgrupos em que cada um deveria sugerir como usar materiais didáticos construídos em sala de aula, elaborar um painel com o tema meio ambiente com os materiais disponibilizados, como exemplo: jornais, tesouras, cola e giz de cera, que após foi compartilhado no grande grupo a atividade planejada conforme a faixa etária e modalidade de ensino dos possíveis alunos. Por fim, aplicou-se um pequeno questionário para saber se já realizaram saídas de campo durante suas formações, se conhecem alguma Unidade de Conservação e se eles saberiam realizar uma atividade com a temática ambiental nas suas aulas e dentro de uma Unidade de Conservação. Houve 17 respostas aos questionários aplicados, desses 10 não conhecem nenhuma Unidade de Conservação. A atividade de saída de campo durante a educação básica foi afirmativa em 10 respostas. Quanto ao uso do tema meio ambiente nas práticas pedagógicas houve cinco relatos relacionados aos resíduos sólidos, três envolvendo hortas, três através de observação da paisagem e três atividades pensadas utilizando folhas das árvores do pátio da escola. Entretanto dentro de uma UC, a aula elaborada somente foi relatada por dois respondentes. Ainda que a uma distância de menos de 1km da escola se encontra o Parque Natural Municipal Saint Hilaire, a maioria dos respondentes não o conhece ou não o reconhece como uma UC. As atividades pensadas com a temática ambiental descritas no questionário e apresentadas durante a oficina perpetuam ainda uma visão fragmentada do meio ambiente. Assim, denota-se a necessidade de maior abordagem em curso de formações de professores sobre as questões ambientais, enfatizando a existência das UC.