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GEAM - Grupo de Estudos Ambientais: Uma proposta metodológica para contribuir na formação do gestor ambiental
Karoline dos Santos de Oliveira, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


No meio acadêmico é recomendado que se realize estudos fora da sala de aula, com outros métodos didáticos, haja vista a falta de tempo em sala de aula para tratar de assuntos extracurriculares. A partir desta premissa, o Grupo de Estudos Ambientais (GEAM) foi criado em 2017 (IFRS - Campus Viamão), para estimular a discussão sadia sobre temas do eixo ambiental, com artigos científicos, dados e notícias confiáveis, com ênfase à discussão de temáticas de gestão, licenciamento e educação ambiental, ideias de mudança para um formato de vida mais sustentável nos seus três pilares (economicamente, socialmente e ambientalmente), tudo isso em formato de "diálogos e construção coletiva de conceitos", objetivando a formação de gestores ambientais mais qualificados. Foram realizados dois encontros do grupo, porém por diminuição de frequência e sugestão dos participantes, visto a necessidade do Curso Superior de Gestão Ambiental de qualificar seus estudantes para a realização da prova do Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (ENADE) e a realimentação dos conteúdos trabalhados, o GEAM passou a ofertar dois encontros por semana, incluído no Projeto de Ensino ENADE. Esse projeto tem o mesmo objetivo de formar gestores ambientais com uma visão sistêmica e global das questões de gestão e ambiente, envolvendo-se com aspectos e dilemas ambientais, no qual são debatidos assuntos que esses gestores terão que lidar no seu dia a dia como profissionais. A partir da análise dos encontros já realizados percebe-se a importância e a satisfação dos alunos do CST em Gestão Ambiental em estar presentes neste projeto, que possibilitam uma visão muito ampla e também objetiva do papel de um gestor ambiental nos dias atuais. Projetos como este (GEAM) necessitam ser incentivados por todos, tanto por parte de políticas públicas como por parte da comunidade acadêmica, lugares abertos para debates e tomada de consciência de que nós seres humanos fazemos parte do ambiente, e que como parte devemos preservar, conservar, cuidar e administrar o mesmo.


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