Última alteração: 04-03-2020
Resumo
O Programa de Ensino de Línguas e Literatura (PELL) proporciona várias ações objetivando o ensino de idiomas e de literaturas. Dentre tais ações, encontram-se os cursos de inglês e de espanhol nos níveis básico I e II, monitorias dos respectivos idiomas, eventos, oficinas, entre outras atividades. Os bolsistas do programa são responsáveis pela organização da monitoria, auxiliar nas oficinas, eventos e atividades culturais oferecidas pelo campus, sendo os projetos de idiomas os de maior relevância, ressaltando, assim a importância do trabalho dos bolsistas. Este relato trata sobre a atuação da bolsista de espanhol no atendimento aos estudantes do curso de Espanhol Básico I e II. O trabalho é constituído por uma sequência de atividades propostas pela bolsista e pela docente a fim de proporcionar a motivação e a aprendizagem do idioma, de maneira fácil e divertida para os estudantes. São realizadas várias atividades no sentido de resolver dúvidas, estudar os conteúdo tratados em aula, desenvolver atividades extras e oficinas com o objetivo de capacitar os aprendizes para utilizar a língua espanhola como meio de comunicação em diversas situações. O curso de extensão tem ênfase no enfoque comunicativo e no desenvolvimento das quatro habilidades (leitura, escrita, fala e audição). Os objetivos específicos são: aumentar o interesse pela língua, além de melhorar a compreensão de conteúdos específicos de acordo com o nível estudado, considerando cada modalidade e as demandas particulares de cada estudante. A monitoria demonstra resultados positivos para estudantes que buscam este recurso, fazendo com que eles consigam alcançar seus objetivos. A participação neste projeto proporciona à bolsista uma maior compreensão dos assuntos estudados, através da retomada de conteúdos e de um maior aprofundamento das questões abordadas em sala de aula. Também mostrou-se benéfico por intervir positivamente como uma melhora na comunicação e na forma de expressão nas relações interpessoais. O programa também oportuniza o contato com outras culturas através da participação em atividades culturais e artísticas, como o projeto do Sarau Cultural desenvolvido no IFRS - Campus Viamão. A monitoria em seus horários de atendimento fixos ainda apresenta baixa procura por parte dos estudantes. Para tanto, faz-se necessário a criação de outros meios para fazer com que os alunos busquem utilizar este recurso.