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Diversificando o ensino da biologia com protótipos biológicos em 3D de baixo custo
Patricia Corrêa Guardiola

Última alteração: 04-03-2020

Resumo


O ensino de ciências e biologia no ensino básico é uma tarefa que requer muita atenção e comprometimento do educador, afinal, transmitir e possibilitar a construção de forma inequívoca de conceitos complexos de estruturas e mecanismos biológicos que, muitas vezes, não podem ser visualizados sem o auxílio de microscópios ou lupas ou de práticas é realmente uma tarefa desafiadora. Principalmente nas escolas públicas que carecem de estruturas mais equipadas nos laboratórios de ciência, isso quando há laboratórios. Refletindo sobre os processos de ensino e aprendizagem juntamente com a constante evolução da sociedade moderna, suas tecnologias e as múltiplas inteligências já comprovadas e atualmente tão discutidas dentro da educação, se faz necessário utilizar todas essas ferramentas como auxiliadoras nos processos educativos desses jovens modernos, tão conectados e que aspiram uma escola tão moderna quanto eles. Pensando nessas problemáticas reais que a educação apresenta, surgi à pergunta: é possível ensinar biologia de uma forma diferente que atraia o interesse das alunas e dos alunos e que seja lúdico e efetivo no processo de aprendizagem? Para responder essa pergunta foram criados 4 protótipos em 3D de microbiologia (vírus e bactérias) e 2 de citologia (célula procariota e células eucariota) e um jogo, a fim de investigar se alunas e alunos compreenderiam suas diferentes estruturas e características visando construir o conhecimento a partir do uso dos protótipos. Para a confecção de todos os protótipos foi utilizando materias de baixo custo encontrados em casa ou em papelarias, como: bolinhas de isopor, alfinetes, miçangas, EVA, linha colorida, papel cartaz, cola, tesoura, estilete, canudinhos, clipes de papel, tempo e pesquisas. Podemos inferir que o uso dos protótipos biológicos em 3D na aula pode ser significativo na compreensão, assimilação e construção do conhecimento do conteúdo de microbiologia, pois os modelos são desmontáveis, dinâmicos e interativos e possibilitavam uma visão mais elaborada dos mecanismos e das estruturas desses organismos quando comparada com o convencional observado pelo livro didático o qual é pouco ilustrativo ou até mesmo vídeos na internet. Portanto, o uso de protótipos biológicos em 3D em sala de aula pode ser muito positivo, porque trabalha as múltiplas inteligências, os sistemas sensoriais, inclusive a criatividade e a motivação das alunas e dos alunos. Embora, não tenhamos resultados concretos para avaliar a efetividade dos modelos, visamos investigar o uso de protótipos em 3D em aulas e quiçá na elaboração de novos e diferentes modelos.