Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
PROPULSOR A JATO
Luís Miguel da Costa Granosik, Gabriel Santos Barcelos, Higor Martins Ferreira, Vagner Pereira Martins, Camila Bellaver

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


A Escola Zeferino Lopes de Castro trabalha com projeto de aprendizagem, partindo do interesse dos estudantes. Um dos projetos trabalhados foi o propulsor a jato que surgiu da curiosidade de quatro alunos em entender a sua tecnologia, como funciona e qual a potência dos aviões de caça, aeronaves que usam este tipo de motor, quem os criou e porque, qual sua funcionalidade e os vários modelos que usam o motor a jato. Para isso, criaram um site onde documentavam as pesquisas que realizavam, produzindo seus próprios textos, a partir da análise dos materiais lidos na internet, revistas, jornais ou visualização de vídeos, onde continham explicações de como funcionavam os motores, processo de combustão do mesmo, suas partes e peças. Após a pesquisa, os alunos construíram um protótipo, que serviu para explicar como funciona o propulsor a jato, mostrar as hélices girando, a propulsão e o funcionamento detalhado de um motor a jato, o movimento das turbinas e da ventoinha, partes importantes do motor. O projeto tinha por objetivo o aprendizado do aluno, não só relacionado com no motor propulsor, tema escolhido por eles, mas também nos conceitos que o envolve, como, conceito de velocidade, movimento, peso, distância, altitude, combustível entre outros, conceitos esses trabalhados em sala de aula. A aprendizagem foi verificada com sucesso, pois os alunos conseguiram apresentar o projeto informando não só como funciona o motor a jato, mas também conceitos empregados no projeto e os relacionando com os conteúdos trabalhados em sala de aula nas diferentes disciplinas. Com tantas tecnologias para motores em desenvolvimento atualmente o propulsor a jato ainda desperta interesse, como foi observado pelos alunos, a aprendizagem alcançada nesse trabalhos foi importante para a construção do conhecimento autônomo dos alunos.



Palavras-chave


propulsor a jato, motor, conceitos.