Última alteração: 20-11-2018
Resumo
Recentes avanços na neurociência cognitiva estão descobrindo as bases neurais dos processos cognitivos, emocionais e sociais, e oferecem novos insights sobre a complexa interação entre TI e processamento de informações, tomada de decisões e comportamento entre pessoas, organizações e mercados. NeuroIS é um subcampo de Sistemas de Informação que utiliza métodos, ferramentas e teorias neurofisiológicas e da neurociência para melhor compreender o design, desenvolvimento e uso das Tecnologias de Informação (TI) nas organizações e na sociedade. Em fase preliminar desse projeto de pesquisa, buscou-se identificar e avaliar as dimensões de NeuroIS com uma revisão sistematizada da literatura nos oito principais periódicos da área, o Senior Council da Association for Information Systems e nos anais de três principais eventos científicos dessa área (Americas, European and International Conferences of Information Systems). Foram identificadas 55 (cinquenta e cinco) dimensões sendo as mais utilizadas confiança, entusiasmo, risco e estresse. Dessa pesquisa foi possível verificar que os avanços na pesquisa em NeuroIS podem contribuir para o desenvolvimento não só previsões dos comportamentos relacionados à TI, mas também dos impactos em variáveis econômicas e não econômicas, como produtividade, satisfação e bem-estar. Segundo o Ministério da Agricultura, o mercado de alimentos orgânicos deve crescer até 30% em 2018, atingindo R$ 2,5 bilhões. Esse mercado ainda é encarado como de luxo no Brasil. O preço varia acentuadamente entre supermercados, lojas especializadas, feiras e grupos de compras, o que espantam muitos consumidores potenciais (Instituto Kairós, 2018). A cidade de Viamão se destaca pelo seu potencial agrícola e da sua proximidade da região metropolitana de Porto Alegre,a mais populosa do estado. Visando o desenvolvimento dessas potencialidades locais, essa pesquisa objetiva analisar as implicações em NeuroIS que possam vir a auxiliar na gestão das informações organizacionais que permitam impulsionar a produção e consumo desses alimentos. A pesquisa pretende analisar, do ponto de vista do consumidor, como as dimensões confiança, entusiasmo, risco e estresse podem influenciar na tomada de decisão de consumo desses alimentos, bem como identificar como as dimensões de conectividade funcional, conectividade efetiva e integração funcional podem despertar o consumo latente da região. Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de um modelo/framework baseado em NeuroIS pelo qual as organizações consigam desenvolver capacidade superior de gestão da informação, não só no contexto definido, mas que possa ser replicado em outras organizações.