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A mediação de leitura: espaço para construção de educação ambiental, no processo da gestão ambiental
Damaris Ribeiro Luca, Fábio Fraga Sousa, Alessandra Soares de Sousa

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


A mediação de leitura é uma ferramenta lúdica, eficaz de transmitir o conhecimento, provocar questionamentos e a reflexão de diversos assuntos, dentre os assuntos a “educação ambiental” como ferramenta na preservação da natureza, enquanto, contamos histórias o espectador se diverte, reflete e desenvolve a capacidade de interpretação. É através da contação de histórias que motiva as crianças a interagir com os livros, estimula o seu imaginário, e desenvolve e da noção de tempo, amplia o vocabulário e auxilia na resolução de conflitos. A Educação ambiental, implementada de maneira lúdica onde a criança possa expor suas dúvidas, é uma estratégia que pode e deve ser adotada dentro e fora das salas de aula. É possível, através da hora do conto inserirem a questão ambiental trabalhando princípios básicos de conservação e sustentabilidade, levando o público infantil a perceber que o meio ambiente é um assunto que envolve todos nós. Objetivo do projeto é despertar o interesse pela leitura, levar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, através de histórias com temas voltados ao meio ambiente. No dia 10 de setembro de 2018, foi realizada a atividade de contação de histórias na escola Nova Geração localizada na, Rodovia Coronel Acrísio Martins Prates, 2010 Viamão/RS. A contação de história foi realizada juntamente com o projeto “Ciranda no Parque”. A obra escolhida para a hora do conto foi o livro: A Fortuna do autor Cláudio Martins, o público alvo são os alunos com idades de 6 anos e 7 anos do turno da tarde dos 1ºanos do ensino fundamental, o espaço escolhido foi dentro de uma trilha que está inserida na escola, estendemos uma lona no chão e formamos uma roda. A atividade foi dividida em três etapas: A primeira etapa realizou-se uma trilha ecológica que esta introduzida dentro da escola, a trilha ocorreu de forma, guiada por um professor Biólogo. Segunda etapa da atividade realizou-se a hora do conto. E a última etapa os alunos fizeram um desenho relatando o momento que eles mais gostaram da atividade. A contação de histórias ocorreu separadamente para cada turma que são compostas por 16 alunos e 17 alunos cada, totalizando 33 alunos. Com duração de uma hora e meia cada. Dentro da contação de história foram abordados temas como ecossistema, sustentabilidade, meio ambiente e a preservação da natureza. A atividade de contação de histórias buscou promover a educação ambiental para os alunos. A história abordou questões ambientais através do imaginário, estimulando a reflexão. A atividade proposta construiu uma relação do cotidiano da comunidade escolar com os problemas ambientais estimulando a mudança no pensamento e nas atitudes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes. Os resultados obtidos nas atividades foram satisfatórios pois, os alunos interagiram com a história que estava sendo contada demonstraram interesse pelo assunto que a contação de história abordava. A Educação Ambiental é um processo contínuo e bastante complexo, pois muitos dos resultados só serão atingidos a longo prazo, onde o papel de cada indivíduo contribui para esta transformação social.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Gestão Ambiental Escolar