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Uma folha sem cortes: panorama da inserção do origami como ferramenta pedagógica no ensino de matemática a nível fundamental e médio
Andreara Dias Homem, Gabriel de Oliveira Fonseca, Patrick Martins Mendes, Adriano Beluco

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de inserção da ferramenta pedagógica conhecida como origami no ensino curricular de matemática a nível fundamental e médio. A justificativa para desenvolver o presente estudo se baseia no uso curricular já estabelecido em países com influência no desenvolvimento histórico dos origamis e os resultados que vêm sendo apresentados. As atividades pedagógicas envolvendo dobraduras de papel vêm sendo incorporadas a experiências no ensino de Matemática a nível de séries iniciais, ensino fundamental e médio com maior frequência nos últimos anos. Apesar de ser originário do Japão, sua prática é difundida e aprimorada por britânicos, franceses, alemães, argentinos e norte-americanos. A difusão da prática do origami no Brasil ainda é recente, sendo indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A utilização de atividades com origamis na disciplina de Matemática é benéfica para o desenvolvimento do raciocínio geométrico e da percepção visual das propriedades de objetos planos e espaciais. Este estudo visa identificar as diversas formas de utilização de origamis no ensino de álgebra e geometria nos níveis de ensino fundamental e médio e construir uma proposta de integração do uso de origamis no currículo de Matemática para o ensino fundamental e médio no Brasil em instituições de ensino federais. A metodologia de pesquisa a ser utilizada é a pesquisa exploratória com base em levantamento bibliográfico e análise de estudos de caso a partir de experiências realizadas no desenvolvimento de propostas educacionais sobre o tema. Como resultados preliminares, é possível assinalar experiências pedagógicas envolvendo origamis no Brasil ocorrendo através de projetos isolados. Enquanto isso, países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Turquia, Japão, Argentina e regiões como o Sudoeste Asiático, entre outras, apresentam de forma integrada ao currículo da disciplina de Matemática, tanto a nível fundamental quanto a nível médio. Em alguns dos países mencionados o uso de origamis aparece como elemento curricular em disciplinas dos cursos superiores de engenharia mecânica e engenharia aeroespacial. Nestes países, as técnicas de dobradura de papéis pela metodologia de origamis vêm sendo difundidas com alto grau de aplicabilidade para a resolução de problemas nas áreas de compactação de máquinas pela engenharia mecânica, nanotecnologia pela engenharia elétrica e transporte de painéis solares para satélites pela engenharia aeroespacial.

 


Palavras-chave


origami. educação, geometria