Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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O ensino de LIBRAS pelo Núcleo de Línguas em Extensão do IFRS Campus Caxias do Sul
Bruna Fontana Lazzari

Última alteração: 13-11-2018

Resumo


A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi oficializada no ano de 2002, no entanto, ainda há falta de acessibilidade com a população surda no Brasil. Assim sendo, há o dever de ampliar a divulgação da Língua Brasileira de Sinais no país. O curso de LIBRAS, ofertado pelo Núcleo de Línguas em Extensão, tem a finalidade de ofertar à comunidade interna e externa da instituição o ensino de LIBRAS de forma a facilitar a inclusão dos surdos na sociedade. O curso básico, o qual está sendo oferecido no momento, tem sua divisão em três módulos contínuos de carga horária de 180 horas. Os encontros ocorrem duas vezes na semana, com duração de três horas cada. As aulas são conduzidas por um professor que atua há três anos no IFRS Campus Caxias do Sul e possui graduação em Letras, com especialização em LIBRAS e conhecimento na área de linguística. As aulas são feitas de forma dinâmica com o uso de teatros, mímicas, slides, figuras, entre outros, o que causa maior proveito aos alunos. Materiais de apoio também são concedidos. O curso de LIBRAS compreende um conteúdo programático que serve para orientação do ministrante, podendo ser alterado de acordo com o desenvolvimento dos alunos. O professor tem o auxílio da coordenadora do Núcleo de Línguas em Extensão para planejar suas atividades, procurando estabelecer uma relação com os conteúdos já ensinados e os pretendidos a fim de combinar com o nível dos alunos e buscar a melhor compreensão por parte deles. Os resultados obtidos até o momento são refletidos nas atividades avaliativas e as feitas durante os encontros. O rendimento dos alunos pode ser observado por meio da comunicação entre os discentes e o professor através dos sinais. Em relação aos resultados finais, que só serão obtidos na conclusão do curso, será analisado o aproveitamento mínimo e frequência maior que setenta e cinco por cento para afirmar a quantidade de aprovados e possibilitar a entrega de certificados aos alunos. Por fim, o curso de LIBRAS pretende possibilitar uma melhor comunicação com o público surdo com o qual os estudantes têm contato, além de diminuir a discriminação em relação à comunidade surda.

Palavras-chave


Ensino de Línguas; LIBRAS; Inclusão