Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
MARKETING: 4 P’S, TAREFAS E CONCEITO
Nathanael Sebaje Silva, Karyne Mative Silva, Roberta Gonçalves Sousa, Taína Rodrigues Santos, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 13-11-2018

Resumo


O marketing é a ciência e a arte de explorar, ciar e entregar valor para satisfazer de um mercado – alvo com lucro, ele identifica necessidades e desejos não realizados, define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Para elaboração do trabalho foi feita uma breve pesquisa sobre o assunto, que foi apresentada em forma de power point, contendo o conceito, os quatro p’s, tarefas e alguns exemplos de como o marketing é utilizado. Tem o principal objetivo de agregar valor às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores. Surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores; surgiu, então, a cultura de "vender a qualquer preço". O marketing tem seus 4 p’s que também são conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing; os 4p’s são: Preço, que é referente ao valor e como será cobrado do cliente e seu produto; Praça, se refere ao local onde o produto será comercializado; Produto, ponto muito importante pois deixa claro quais são as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando no mercado; Promoção, esse ponto refere-se às estratégias que serão utilizadas para divulgação do produto ou serviço. Os principais objetivos do Marketing são: vender mais; fidelizar clientes; aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços; gerenciar uma marca; construir boas relações com consumidores e parceiros; educar o mercado e engajar colaboradores. O marketing pode ser dividido em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo; Marketing Digital: é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca; Marketing de conteúdo: é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Identifica necessidades e desejos não realizados. Por fim, o Marketing é uma atividade-chave para o futuro de uma empresa, tendo a função de tornar o produto mais atrativo aos consumidores, ampliando assim, o lucro e a popularidade da empresa e lhes oferecendo condições de competitividade saudável.

 


Palavras-chave


marketing; marketing digital; marketing de conteúdo