Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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COMO OS ESTUDANTES DO 8º E 9º ANOS PERCEBEM O TEMPO EM DIFERENTES METODOLOGIAS DIDÁTICAS
Gabriel Michelin Lund, Arthur Schitz Pereira, Gabriel Martins Korzenieski

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


A pesquisa realizada pelos estudantes do Colégio Marista Graças sobre percepção do tempo na sala de aula buscou demonstrar como os estudantes do oitavo e nono ano percebem o tempo quando realizam diferentes atividades comuns no âmbito escolar, como copiar textos do quadro, escrever no caderno, fazer atividades no livro didático, ler um livro e pesquisar sobre algum tema específico no celular. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de um experimento realizado em uma sala de aula da escola, com cinco mesas postas lado a lado, onde cada participante realizou as atividades previstas, atividades estas que foram individualmente cronometradas pelos monitores a cada participação. O combinado era para que cada aluno indicasse ao monitor quando, instintivamente, acreditasse que havia chegado nos três minutos de cada atividade. Com as informações coletadas, pudemos analisar diversos fatores, como, por exemplo: fazer a comparação de diferentes percepções do tempo entre as diferentes atividades realizadas a fim de demonstrar qual atividade é exercida com mais fluidez; comparar os dados entre estudantes do oitavo e do nono ano; e realizar análises em cima dos diferentes resultados para demonstrar qual atividade funciona mais para cada idade e qual atividade menos funciona, entre outros pontos. O projeto também respondeu a uma dúvida muito frequente: nós realmente percebemos o tempo de forma mais demorada quando estamos exercendo alguma atividade que menos gostamos?; nós realmente percebemos o tempo de forma mais rápida quando gostamos da atividade que estamos realizando? Nossa pesquisa é benéfica, pois amplia o conhecimento sobre determinados gostos de um público específico, já que traz à tona informações sobre os perfis e as preferências gerais dos alunos do colégio Marista Graças da faixa etária estudada. Além disto, contribui também para que professores e os próprios participantes aproximem-se brevemente das particularidades que envolve desenvolvimento de tarefas, os níveis de comprometimentos com determinadas tarefas, juntamente com uma breve noção da relação tempo e desenvolvimento de atividade.


Palavras-chave


Percepção do tempo, Educação, Experimento

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