Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Integra IF!: promovendo integração e compartilhando experiências
Fernanda Airoldi Colombo, Bárbara Ribeiro Waengertner, Eloise Bocchese Garcez, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 08-11-2018

Resumo



A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é uma importante mudança pela qual o estudante passa na Educação Básica. No Ensino Médio Integrado do Campus Osório, ingressam, anualmente, cento e vinte alunos oriundos de diferentes municípios e realidades escolares. O Projeto de Ensino Integra IF! foi uma ação que visou promover a ambientação e a integração desses alunos ingressantes nos cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática, motivado a partir de observações de estudantes que sentiam a necessidade de um maior acolhimento. O Projeto justifica-se por se tratar de uma ação propositiva nesse processo de transição, prevendo diversas atividades de ambientação e integração em um novo espaço de trocas e vivências entre os alunos ingressantes e a comunidade escolar. Pode-se dizer que a proposta teve como objetivo proporcionar a ambientação dos alunos ingressantes, através do contato inicial com os processos institucionais do IFRS e por meio do estabelecimento de vínculos com os alunos veteranos, com o propósito de estimular a autonomia e a empatia dos envolvidos nas ações de integração. Durante o Projeto, estudantes de terceiros anos protagonizaram as ações, planejando, orientando e executando as mesmas. As atividades ocorreram durante o turno de aula, semanalmente, em diversos ambientes do Campus, a partir de diferentes dinâmicas, tais como cafés da manhã de recepção, QUIZ sobre a Instituição, Tour ́s pelo Campus e confraternizações de encerramento. A partir de relatos realizados por alunos(as) e servidores(as) durante o Projeto, bem como após sua finalização, observou-se que os estudantes ingressantes, em geral, mostraram-se integrados e acolhidos na Instituição. Dessa forma, avalia-se que o projeto alcançou integralmente os objetivos propostos, servindo como orientador para futuras edições, tendo ainda como diferencial não somente o acolhimento e a integração dos estudantes ingressantes, como também a oportunidade de proporcionar aos estudantes veteranos o espaço para protagonizar essa importante proposta de acolhimento institucional, promovendo a empatia e o desenvolvimento de habilidades, que fundamentalmente vão ao encontro da missão prevista nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática.


Palavras-chave


Ensino Médio Integrado; acolhimento; integração