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GRUPOS DE ESTUDOS AMBIENTAIS - GEAM: DO DIÁLOGO A PRÁTICA DA GESTÃO
Cintia Souza do Nascimento, Denírio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 21-11-2018

Resumo


O ambiente acadêmico tem como um de seus vieses disseminar o conhecimento ao seu corpo discente, é neste contexto que há possibilidades do surgimento do grupo de estudos para o aprofundamento de assuntos pertinentes a área interdisciplinar de cada curso. O Grupo de Estudos Ambientais (GEAM) é um grupo que estimula e possibilita a reflexão de como os futuros gestores ambientais podem atuar, trazendo assuntos atuais e correlacionados com o meio ambiente e os dilemas da gestão ambiental contemporânea. Nos encontros são feitas análises científicas e empírica de artigos, matérias de fontes confiáveis, em encontros que acontecem quinzenalmente, com duração de uma hora e trinta minutos. Estes encontros são sempre organizados no horário vespertino, a fim de facilitar a presença dos alunos trabalhadores. No semestres anterior tivemos encontros com temáticas de sustentabilidade, gestão de recursos naturais e palestras com profissionais convidados, sempre associados à era da gestão ambiental, trazendo um enfoque mais efetivo e elucidador às temáticas emergentes, os textos contemplam assuntos contemporâneos como a integração de ações na gestão sustentável e biodiversidade como uma forma de auxiliar nos projetos de recuperação de áreas degradadas, visando o conhecimento didático nas regiões que possuem uma variada gama de microrganismo e suas potencialidades, como um recurso a preservar o meio ambiente . Registrou-se, ainda, um crescente no número de participantes ao tempo em que o projeto está ficando mais conhecido, através da divulgação da equipe. Percebe-se que o projeto tem cumprido seus objetivos de provocar o desejo e curiosidade do debate para a busca de alternativas viáveis para a gestão do meio ambiente mais efetiva, através de uma visão holística, fomentada por uma referencial teórico prático.

Palavras-chave


sustentabilidade, meio ambiente, multidisciplinaridade​