Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO COMERCIO ELETRONICO DE MODA FEMININA DA EMPRESA WOMAN’S STYLE
Franciele Möller Silva, Guilherme Cardoso Bernardino, Aládia Silva Dutra, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


Woman's Style é uma empresa fictícia, criada por alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerências do IFRS Campus Viamão, em que seu objetivo era abordar as estratégias de marketing para a divulgação da marca e dos produtos, e que, por consequência, visava aumentar o número de vendas, prezando a eficiência, eficácia e qualidade. Para isso, foram feitas análises variadas a sites de lojas de roupas e acessórios femininos e a bibliografias de marketing. Com base nessa análise, percebeu-se que há uma menor quantidade de lojas virtuais de roupas para mulheres executivas. Desta forma, criou-se a organização direcionada ao público de mulheres executivas de classe média e alta. A Woman’s Style conta com uma sede própria, localizada na cidade de Viamão, no entanto, o seu foco está no comércio eletrônico, uma vez que, assim, possibilita atender toda a sua área de distribuição, a saber região sul do Brasil. Como ferramentas de divulgação, utilizou-se site próprio e o Facebook. Através desses, é possível aumentar o reconhecimento de sua marca, alavancar o envolvimento com seus clientes, impulsionar suas vendas e criar anúncios personalizados. Sendo assim, de forma objetiva e clara, a Woman’s Style, com base no seu planejamento de marketing, utilizou as seguintes estratégias de marketing: 1 - e-mails promocionais; 2 - divulgação nas redes sociais dos lançamentos e promoções; 3 – site próprio; 4 - monte seu look, com roupas compradas em nossa loja e nos envie para divulgarmos em nossas redes sociais; 5 – Promoção para o look mais curtido (que receberá um vale presente para utilizar em novas compras); 6 - preço moderado para obter rápido market-share, mas mantendo produtos de alta qualidade, 7 - desconto no valor para pagamentos à vista; 8 - desconto sobre o volume, quanto maior a quantidade comprada. Dentre as estratégias de marketing adotadas, também buscou-se monitorar a opinião pública, uma vez que é de extrema importância manter a credibilidade da marca, identificar o que está sendo falado sobre ela, e principalmente, adaptar-se às percepções dos seus clientes sobre sua empresa e produtos. Julgou-se que essas práticas possibilitaram uma melhor compreensão dos pontos fracos e fortes da empresa para, a partir disso, desenvolver melhores práticas de gestão.


Palavras-chave


Palavras-chave: Comércio Eletrônico; Estratégias de Marketing; Moda Feminina; Viamão