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Comportamento de consumo de espumantes no Brasil
Última alteração: 20-11-2018
Resumo
A produção e comercialização de espumantes de empresas do Rio Grande do Sul mais que dobrou, na última década, demonstrando a relevância deste produto para a economia nacional, sendo o estado, expressivamente, o maior produtor do país. É relevante que a captação e fidelização de consumidores seja realizada por meio de abordagens de marketing baseadas em informações mais precisas sobre este perfil de consumidor para um desenvolvimento constante e sólido desse setor no Brasil. A partir disso, é possível adaptar os produtos, a comunicação por parte das empresas do setor e as abordagens necessárias para satisfazer de forma plena às expectativas dos clientes. Poucas pesquisas empíricas abordam o comportamento do consumidor de vinho no Brasil, normalmente elas são focadas em países com tradição expressiva em termos de história e volume de produção e não há muitos estudos sobre o mercado de espumantes especificamente. Diante desse cenário, torna-se relevante entender como é o comportamento do consumo de espumantes pela população brasileira e quais os fatores que mais determinam a sua escolha
Palavras-chave
espumante; comportamento do consumidor; marketing
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