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Uma percepção sobre o consumo consciente - Bazar Sustentável 2018
Última alteração: 20-11-2018
Resumo
O Bazar Sustentável 2018 é um projeto de extensão que vem sendo implementado pelo IFRS Campus Viamão, com o intuito de auxiliar na inclusão social e promover a sustentabilidade da comunidade interna e externa do Campus. O Capitalismo influencia pessoas a consumirem mais do que necessitam e o Bazar busca promover uma nova forma de pensar sobre os hábitos de consumo, o quê por sua vez aumenta o ciclo útil dos utensílios doados, além de promover uma melhora ambiental, uma das grandes preocupações trabalhadas no Campus Viamão. Com o objetivo de promover um espaço que possibilite a troca de artigos pessoais, assim como fomentar a conscientização coletiva e atitudes comunitárias voltadas à economia de recursos financeiros e, consequentemente preservação do meio ambiente e inclusão social, foi criado um espaço permanente dentro do Campus, onde se encontram todas as doações expostas. Qualquer pessoa da instituição ou da comunidade externa pode usufruir do Bazar, doando, trocando ou retirando artigos de vestuário, cama, mesa, banho, itens de cozinha, material escolar, acessórios para animais, DVDs, livros, entre outros. As arrecadações passam por uma triagem, onde são classificadas em: troca, doação para o bazar e doação para as Aldeias Indígenas do Município. O horário de atendimento ao público busca abranger o intervalo entre as aulas dos turnos da tarde e noite, pois o Campus ainda não possui estudantes no turno da manhã. Aos alunos e servidores do Campus é possibilitada a retirada de 3 artigos por semana, sem necessariamente precisar de doações. Para o público externo é proporcionado o sistema da troca de um artigo por outro. Como o bazar conta com um grande estoque de artigos, este ano o espaço de exposição foi reorganizado para facilitar a visitação. E a partir da realização de uma promoção do Bazar na Festa Junina do Campus foi possível detectar um aumento considerável na visitação do projeto na semana posterior ao evento. O que também resultou no fato de que 70% das pessoas que foram até o bazar naquela semana se tornassem usuários mais ativos no restante do ano. O Projeto possui uma página no Facebook para sua publicização, mas não se observou resultados efetivos até o momento. Assim sugere-se a ênfase no marketing e em promoções que incentivem a participação da comunidade. Ainda se propõe que, na continuidade do projeto, possa ser repensado o local de exposição do mesmo, pois ainda há pouca visibilidade. Palavras-chave: meio ambiente; sustentabilidade; inclusão social; pertencimento.
Palavras-chave
Meio ambiente; sustentabilidade; inclusão social; pertencimento.
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