Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Monitoria interdisciplinar em ciências exatas e da terra em física e química
Suélen Capell Bezerra, Ariela Milbrath Cardoso, Adriano Andrejew Ferreira, Luci Fortunata Motter Braun

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


O projeto de ensino Monitoria Interdisciplinar em Física e Química é uma proposta de auxílio aos alunos do ensino médio integrado em Administração e Meio Ambiente do Campus Viamão do IFRS. O objetivo do projeto é auxiliar os alunos nas disciplinas de ciências exatas e da natureza que, neste caso abrange as matérias de Física e Química, nas dificuldades e dúvidas; manifestar interesse nas ciências exatas; aumentar a capacidade de compreensão e desmistificar a apreensão dos estudantes aos conceitos e exercícios de Física e Química. As monitorias ocorrem em horário matutino, das 9h 30 às 11h 30, nas terças e quintas-feiras na biblioteca do Campus. A monitora fica responsável por trabalhar os conteúdos e conta com o auxílio dos professores orientadores para tirar possíveis dúvidas. Para que a monitoria ocorra de maneira mais favorável ao estudante, e descomplicada, está sendo elaborada uma apostila de Química e resumos práticos de Física, para que fiquem sempre à disposição dos estudantes. Desta forma, o aluno pode visualizar os conteúdos que possui maiores dúvidas e dificuldades. A disciplina mais procurada, até o momento, foi a de Física. Muitos alunos se queixam da dificuldade de assimilar os conceitos vistos em sala de aula e aplicá-los nos exercícios. Na monitoria as questões são esclarecidas, e resolvidas junto com o estudante. Em relação à disciplina de Química tivemos uma menor demanda no primeiro semestre, o que pode estar relacionado ao fato da disciplina atualmente ser lecionada apenas para o 1° ano da turma de Meio Ambiente. Porém, no segundo semestre, está aumentando a procura por ajuda nesta disciplina. Visto que o projeto é novo, assim como o ensino médio integrado no campus, a busca ocorre normalmente em épocas de provas, onde muitas vezes o aluno aparece inquieto e incerto sobre os conceitos aprendidos em sala de aula. O projeto de ensino possui potencial para melhorar o desempenho dos estudantes, como já observado pelos professores das disciplinas. Assim, por este motivo, é importante que a monitoria continue, de forma constante no campus, para que assim possa crescer e continuar atraindo mais alunos, que possam ter dúvidas ou apenas queiram exercitar conceitos e aplicações das disciplinas.




Palavras-chave


Monitoria; Ciências Exatas; Ensino Médio Integrado.