Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Espaços de ciências: Integrando práticas de ensino, pesquisa e extensão do campus Caxias do Sul
Maira Gazzi Manfro, Giseli Menegat, Alexandra de Souza Fonseca

Última alteração: 16-11-2018

Resumo


Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Fundação Lemann, mais de 12 milhões de estudantes utilizam a internet como plataforma de estudo.[3] Esse número tão elevado se dá devido a facilidade de acesso, pois muitos lugares públicos como museus, bibliotecas e escolas oferecem acesso gratuito a computadores. Além disso é possível acessar os conteúdos online até mesmo por celulares ou tablets ao se locomover com os ônibus, resultando em uma forma rápida de expandir conhecimentos. Assuntos relacionados às disciplinas escolares são de grande interesse e possuem uma alta procura por parte dos estudantes na internet, principalmente alunos de escolas públicas, que muitas vezes não têm acesso a livros didáticos físicos atuais e com enfoque em determinada área. Objetivando o ampliamento do acesso à informação, por parte dos estudantes, e apresentar conteúdos didáticos de forma lúdica e interativa, criou-se um site focado na matéria escolar de química visto que, de acordo com o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa), esta é considerada como de difícil entendimento. Inicialmente, conceituou-se no site, as diferentes áreas da química, como inorgânica, orgânica e geral por exemplo. Para que um mesmo conteúdo abrangesse estudantes com diferentes características de aprendizagem, elaboraram-se diversos materiais didáticos, entre eles: slides teóricos e com exercícios resolvidos; vídeos de experimentos químicos, que possam ser realizados em casa com materiais alternativos, ou em laboratório com o acompanhamento de professores e técnicos; indicações de livros, aplicativos e jogos online; roteiros de práticas laboratoriais com devida explicação do conteúdo; notícias curiosas e atuais do mundo relacionadas a química como um todo. Com o intuito de divulgar o site utilizou-se a plataforma online Facebook resultando em um aumento no número de visitas no site e proporcionando uma interação entre alunos de diferentes escolas através dos comentários. Dúvidas foram enviadas pelos internautas via inbox, as quais foram respondidas e utilizadas como base na elaboração dos slides e dos outros materiais didáticos. Os alunos receberam um espaço especial no site, para enviar fotos e trabalhos, que pudessem ser postados como sua autoria. Com este projeto espera-se que estudantes de diferentes faixas etárias e de diferentes classes sociais possuam a mesma oportunidade e facilidade no acesso ao conhecimento, principalmente em relação à química. Almeja-se ainda que professores possam utilizar esse site como uma forma de conteúdo extra para as suas aulas e como um material de apoio para os estudantes consultarem fora da sala de aula.

Palavras-chave


Site de química; Material didático; Educação

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